Getting your Trinity Audio player ready...
|
Como medir os efeitos das desigualdades sociais durante a pandemia da Covid-19? Este foi o desafio enfrentado por uma equipe de pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) que resultou na construção do Índice de Desigualdades Sociais para Covid-19 (IDS-Covid-19). O Índice será lançado em evento online no dia 30 de junho, às 15h. As inscrições podem ser feitas neste link.
Durante o evento, haverá uma mesa de abertura com as participações de Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia; Maurício Barreto, coordenador do Cidacs; Claude Pirmez, pesquisadora titular da Fiocruz e gerente do Programa Grand Challenges Brazil, além de representantes do HDR-UK, de organizações da sociedade civil e da gestão em saúde, que participaram do processo de construção do Índice. Na sequência, membros da equipe do IDS-COVID-19 farão a apresentação do índice, suas potencialidades, produtos e aplicações.
O IDS-COVID-19 mede as desigualdades em termos socioeconômicos, demográficos e de dificuldades de acesso aos cuidados de saúde. Um dos pilares da iniciativa é envolver grupos focais da comunidade durante os processos de construção do índice e na disseminação das atividades desenvolvidas.
O projeto fez parte da chamada da Fundação Bill & Melinda Gates, por meio da International COVID-19 Data Alliance (ICODA). Ele foi um dos nove selecionados entre 400 propostas de 69 países. Todas elas se dedicam às questões urgentes relacionadas à pandemia de Covid-19 e utilizam abordagens inovadoras da ciência de dados.
Mais informações sobre o IDS-COVID-19 podem ser conferidas no site do Cidacs.