Vacinação marca 17ª edição do Fiocruz Pra Você

Getting your Trinity Audio player ready...

A 17ª edição do Fiocruz Pra Você aconteceu no Parque da Cidade, no dia 18 de novembro. O evento, realizado pela Fiocruz Bahia, com apoio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), promoveu ações educativas e da saúde, como exposições, aferição de pressão e dosagem de glicemia, além de apresentação das atividades da Fiocruz Bahia e de instituições parceiras, com presença de pesquisadores, colaboradores e estudantes. O tema principal da feira foi a vacinação, que contou com a presença do Zé Gotinha. 

Participaram do evento a secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC), Adélia Pinheiro; a Superintendente da Suvisa, Rivia Barros, representando a secretária da Sesab, Roberta Santana; a assessora de gabinete, Isamara Mendes, representando o secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), André Joazeiro Mendes; e o oficial de gabinete, Otto Costa, representando a Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), Ângela Guimarães, além da diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, e o vice-diretor Valdeyer Reis.

Marilda Gonçalves explica que o evento permite interação maior com a sociedade, contribuindo para a divulgação científica e a comunicação das ações e pesquisas em desenvolvimento. “É um momento de participação dos servidores e estudantes, que apresentam diferentes atividades. Este ano, o Fiocruz pra você teve como tema central a campanha pela ampla cobertura vacinal, tendo em vista a baixa cobertura que tem ocorrido em todo o país, com uma queda abrupta na vacinação de crianças, adolescentes e adultos. Esse momento é especial e necessário, pois há detecção de casos de doenças já erradicadas, como a poliomielite e o sarampo”.

O Brasil recebeu, em 2015, pela Organização Mundial de Saúde, o certificado de erradicação do sarampo, mas perdeu este título três anos depois. “A situação é muito preocupante, pois coloca em risco a saúde de todas as pessoas. O país possui um dos maiores programas de vacinação do mundo, que completou 50 anos este ano. Não podemos perder essa conquista, que é de toda a sociedade, em especial nesse período pós-pandemia da COVID-19, quando testemunhamos o poder de prevenção de doenças que tem a vacinação, que salva vidas, que nos salvou”, afirmou a diretora.

No evento, foram oferecidas vacinas para Covid-19, hepatite A e B, poliomielite 1, 2 e 3, rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, pneumocócica 10 valente, meningite C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e HPV. O público infantil pode se vacinar com o auxílio dos óculos de realidade virtual. As crianças também participaram de jogos e contaram com mesas para desenhos, além de brincar com os animadores. O Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Municipal Civil de Salvador, atuou na segurança do local e montou uma exposição com animais empalhados. Durante o dia, a dupla Acácias entreteu o público com música.

As irmãs Maria Antonia e Lara Oliveira, de 9 e 11 anos, disseram que gostariam de voltar mais vezes à feira. “Achei muito especial, adorei ver os bichinhos e adorei as brincadeiras”, disse Antonia. Já Lara, comentou que gostou das exposições, das canções e das pinturas. Eliomar dos Santos, que trabalha com aluguel de bicicletas no local, visitou a feira e se interessou pelo atendimento da dosagem de glicemia e aferição da pressão. “Seria bom que tivesse sempre essas feiras”, observou.

O Fiocruz pra Você é um evento nacional, promovido pela Fundação desde 1994, com foco em vacinação e atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde. O projeto visa à integração e ao engajamento com as comunidades, promovendo ciência, diversão e solidariedade.

twitterFacebookmail
[print-me]