Getting your Trinity Audio player ready...
|
A tese intitulada “Práticas anticoncorrenciais no Brasil: verificação analítica, empírica e sistêmica da integridade de aquisições públicas por pregões eletrônicos”, desenvolvida pelo Analista de Gestão em Saúde da Fiocruz Bahia, Adilson da Hora Sampaio, foi indicada para o Prêmio Capes de Teses 2022. O trabalho, realizado sob orientação do professor Paulo Soares Figueiredo, do Núcleo de Pós-Graduação em Administração – NPGA/EAUFBA, foi selecionado em resposta ao Edital 11/2022, da Capes.
Utilizando a Teoria da Escolha Pública e a ramificada Economia da Corrupção, durante o doutorado Sampaio verificou analítica e empiricamente a integridade de aquisições públicas por pregões eletrônicos no Sistema de Compras Públicas do Brasil, considerando sua dinâmica, e defendeu a ideia central de que há um conjunto de variáveis em escala micro e macro, propostas e testadas, que impactam a probabilidade de ocorrência de fraudes ou práticas anticoncorrenciais na licitação pública Pregão Eletrônico.
“Foi um grande desafio desenvolver uma tese que dialogasse com a temática das Compras Públicas e que oferecesse uma aplicação nos campos da Gestão e Políticas Públicas. Fizemos a escolha do formato “Tese em três artigos” por ser mais moderno, dinâmico e eficiente para a divulgação dos resultados, além de adequado à estratégia de pesquisa. Ao longo desses três anos e sete meses, houve parcerias com pesquisadores do Centro Universitário – SENAI/CIMATEC e do Instituto Mundial para Pesquisa em Desenvolvimento Econômico da Universidade das Nações Unidas – UNU-WIDER, onde realizei o Estágio de Pesquisa (PhD Visiting Fellowship)”, conta o servidor.
A Comissão, composta pelos professores doutores do NPGA/EAUFBA, Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva (Presidente), Antônio Sérgio Araújo Fernandes, Jefferson David Araújo Sales e Luciana Alves Rodas Vera, afirmou, em ata da reunião, que a tese foi selecionada, dentre as cinco inscritas defendidas em 2021, por melhor atender aos critérios de premiação. Segundo o documento, “quanto à Originalidade do trabalho, a tese é uma contribuição original e significativa para o avanço do conhecimento no campo da administração e particularmente da administração pública. Quanto à Relevância, a tese tem relevância científica, tecnológica e social, por ampliar o conhecimento sobre o tema e instrumentalizar a administração em prol do interesse público”.
Ainda de acordo com a ata, “quanto às Publicações, a tese gerou dois artigos publicados em periódicos científicos qualificados e dois artigos publicados em eventos científicos. Quanto à Metodologia, a tese apresenta uma abordagem teórica e metodológica consistente e coerente e, mais especificamente, procedimentos metodológicos adequados ao problema abordado. Quanto à Redação, a tese apresenta texto objetivo e claro com citações e referências de acordo com as normas. Quanto à Estrutura, a tese é composta de artigos devidamente articulados; o que potencializam a difusão do conhecimento”.