Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma reunião entre representantes do Distrito Sanitário Indígena da Bahia (DSEI-BA), a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, Soraia Cordeiro, professora da Universidade Federal da Bahia, e a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Isadora Siqueira, foi realizada com o objetivo de aproximar a instituição e reafirmar parceria para projetos de pesquisa com a população indígena. Participaram do encontro, que ocorreu em 17 de agosto, o coordenador distrital Adilton Assunção, Távila Guimarães, coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), e as representantes do DIASI, Iane Freitas e Thauara Luz.
Isadora Siqueira ressaltou a importância das parcerias realizadas entre a Fiocruz Bahia com alguns povos indígenas para desenvolvimento de projetos de pesquisa. Segundo a pesquisadora, o encontro trouxe novos horizontes de trabalho. “Hoje, eles conheceram a instituição, mostramos os laboratórios, assim como as demais dependências, e conversamos sobre novos projetos”.
Adilton Assunção espera que a parceria auxilie na promoção de tratamento e redução da incidência de ISTs, como a sífilis. “A parceria com a Fiocruz é uma grande oportunidade para o DSEI, visto que auxilia na qualificação do cuidado, principalmente às mulheres e crianças. O diálogo foi rico e promissor. Conhecemos as dependências e a missão da fundação e ficou mais evidente a contribuição da Fiocruz para a saúde pública”, afirmou o coordenador.