Getting your Trinity Audio player ready...
|
O projeto “Enfrentamento da Covid-19: desenvolvimento de métodos de diagnóstico in vitro de alto desempenho”, do pesquisador da Fiocruz Bahia, Fred Luciano Santos, foi selecionado no Edital Ideias e Produtos Inovadores – Covid-19 – Encomendas Estratégicas, do Programa Inova Fiocruz. O objetivo da proposta é avaliar, validar e desenvolver plataformas de imunoensaio para a detecção qualitativa de anticorpos contra o novo coronavírus em amostras séricas, utilizando antígenos recombinantes comerciais.
O estudo pretende selecionar os antígenos que apresentem os melhores desempenhos diagnósticos utilizando o teste rápido como plataforma. De acordo com o autor da proposta, a aplicação desta tecnologia poderá ser ampla, rastreando grande quantidade de indivíduos sintomáticos e assintomáticos, o que poderá ser determinante na orientação das medidas de controle epidemiológico adotadas no Brasil. “Os antígenos serão avaliados em novas plataformas de nanocelulose, uma inovação na área diagnóstica, por esses materiais serem biocompatíveis e biodegradáveis, diminuindo a geração de resíduos”, conta o pesquisador.
Avaliação de possíveis reações cruzadas serão levadas em consideração, sendo empregadas amostras positivas para dengue, Chikungunya, Zika, doença de Chagas, HIV, HTLV, HCV, HBV, sarampo, rubéola, esquistossomose e sífilis. As amostras utilizadas no estudo serão oriundas de hospitais localizados em Salvador e da Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista.
Também fazem parte do grupo que irá desenvolver o projeto os pesquisadores da Fiocruz Bahia, Maria Fernanda Rios Grassi, Carlos Gustavo Régis da Silva e Isadora Siqueira. O estudo será realizado em colaboração com a Universidade de Araraquara (UNIARA) e com a start-up TechMip, ambas localizadas em Araraquara, São Paulo.