Getting your Trinity Audio player ready...
|
Lançado nesta segunda-feira (07/10), na Fiocruz Bahia, o programa “Parceiro da Ciência na Bahia” visa a construção de uma rede de apoio às ações de pesquisa, tecnologia, inovação e saúde pública no estado. O evento contou com a presença de autoridades e parlamentares da bancada baiana.
O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas Boas, participou do encontro representando o governador do estado, Rui Costa. Em seu discurso, foi ressaltado o apoio do governador a essa ação e para construção de projetos cooperativos voltados para o desenvolvimento da ciência e de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A partir de uma visão mais pragmática da ação da pesquisa aplicada à saúde, nós conseguiremos alavancar recursos num montante maior. Não desistam, tenham coragem. Nenhuma sociedade consegue evoluir se não valorizar a ciência, elemento que faz com que nós possamos evoluir. Uma instituição consagrada como a Fiocruz recebe e continuará recebendo todo apoio do Governo do Estado da Bahia”, declarou Vilas Boas.
Na abertura, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves deu as boas-vindas e falou da importância da união de esforços em tempos de restrições orçamentárias. “Agradeço aos parceiros que há muito tempo vem contribuindo com a nossa pesquisa e a essa rede que tem sido formada em torno da nossa instituição”, disse.
“Estamos vivendo um momento de escassez de recursos para financiamento das nossas pesquisas, mas sabemos da importância de ser pesquisador, da contribuição das pesquisas para a sociedade e é por isso que estamos aqui, em um evento em prol da educação, da ciência, por uma causa da pátria”, completou a diretora.
A Fiocruz, no âmbito nacional, foi apresentada pelo chefe de gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, que parabenizou a unidade pela iniciativa. Na apresentação foram expostos os valores e a missão da Fundação, os lugares onde está presente, as formas de atuação, a cooperação internacional, dentre outros pontos.
Valcler Rangel associou o processo de celebração dos 120 anos da Fiocruz com a proposta do programa. “O Parceiros da Ciência na Bahia se insere no contexto da comemoração dos 120 anos, nessa perspectiva de conseguir com que a Fiocruz esteja presente e se concentre nos problemas de cada estado”, afirmou.
Também participaram do evento Mara Clécia Dantas Souza – chefe de gabinete da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Adélia Maria Pinheiro; Julieta Palmeira – secretária de Políticas para as Mulheres; Handerson Jorge Dourado – diretor de Inovação da Fapesb; Alice Portugal – deputada federal e José de Arimateia – deputado estadual.
A vice-diretora de Pesquisa da Fiocruz Bahia, Camila Indiani, salientou o desenvolvimento e avanço de importantes programas científicos no Estado possibilitados pela instituição, como a formação e capacitação de recursos humanos. Além disso, destacou dois projetos da Fiocruz Bahia em desenvolvimento através da rede de apoio – o de modernização da Fiocruz Bahia e o de vigilância em saúde, em interação com o COSEMS – BA.