Presidente da Fiocruz se reúne com governador da Bahia e visita Bahiafarma

Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se reuniu com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, hoje (9/11), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro teve como objetivo discutir as possíveis parcerias entre o governo do Estado da Bahia e a Fiocruz, com contribuições para a saúde, ciência, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Também participaram a secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana; os vice-diretores de Pesquisa, Ricardo Riccio, e de Gestão, Valdeyer Galvão dos Reis, da Fiocruz Bahia, o diretor de Bio-Manguinhos (Fiocruz), Maurício Zuma; e a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes. Os principais pontos abordados foram a colaboração com as pesquisas e desenvolvimento de medicamentos; negociação da incorporação de etapas produtivas; e a realização de parcerias para capacitação técnica e de pessoal.

Bahiafarma

Pela manhã, Mário Moreira e os representantes da Fiocruz visitaram a sede da Bahiafarma para conhecer a estrutura da fábrica e iniciar a construção de parcerias, em reunião com a diretoria e profissionais da assessoria técnica da instituição.

O presidente da Fiocruz destacou que é responsabilidade da Fundação atuar com outros laboratórios oficiais, para identificar oportunidades de parcerias produtivas. Ele afirmou que está empenhado em desenvolver essas ações. “Temos projetos que podem servir para promover um trabalho conjunto. Por isso, acredito que seja importante criarmos uma oficina de trabalho para que as nossas instituições possam identificar as áreas onde possamos seguir com nossas parcerias”, propôs o gestor.

Ceuci Nunes sinalizou que espera contar com a Fiocruz para parcerias específicas que estão na pauta da Bahiafarma e concordou com a sugestão do presidente da Fiocruz de criar a oficina de trabalho, onde as duas instituições vão identificar possibilidades de parcerias produtivas para serem executadas. “Acredito que vamos identificar muitos projetos para serem desenvolvidos com a Fiocruz, algo que será importante para as duas instituições, para o desenvolvimento do setor farmacêutico regional e para o SUS”, avaliou.

*Com informações da Bahiafarma

twitterFacebookmail
[print-me]