Pesquisadores são eleitos membros da Academia de Ciências da Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

Os pesquisadores da Fiocruz Bahia Guilherme Ribeiro e Fernanda Grassi foram eleitos como membros da Academia de Ciências da Bahia (ACB) na área de Ciências da Vida. A cerimônia de posse será realizada no dia 18 de setembro, quando os novos membros serão reconhecidos por suas contribuições, junto com mais um membro da mesma área e outros três das Ciências Exatas, Agrárias e da Terra.

A academia destacou que a escolha não representa apenas a expansão do corpo acadêmico da instituição, mas também o fortalecimento de sua missão de promover a excelência científica e o avanço do conhecimento. Além disso, acredita que os novos membros trarão novas perspectivas e impulsionarão o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas. Os pesquisadores são indicados e votados por toda comunidade acadêmica atual, que atualmente são mais de 100 pesquisadores.

Guilherme de Sousa Ribeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Residência Médica em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado em Epidemiologia pela Harvard School of Public Health e Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI) pela Fiocruz Bahia. É Pesquisador Associado em Saúde Pública da Fiocruz Bahia, onde também atua como Professor Permanente do PGBSMI. Na UFBA, é Professor Associado da Faculdade de Medicina, Professor Permanente da Pós-Graduação em Saúde Coletiva e da Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho.

É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-1C) do CNPq. Tem experiência na área de epidemiologia clínica e aplicada à saúde coletiva. Desenvolve pesquisas sobre problemas de saúde associados à iniquidade social e à pobreza urbana. Suas principais linhas de investigação incluem a eco-epidemiologia, a clínica e o diagnóstico de doenças transmissíveis, particularmente sobre as arboviroses emergentes.

Maria Fernanda Rios Grassi

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado e doutorado em Imunologia pela Universite de Paris VII, na França e realizou pós-doutorado na Fiocruz. É pesquisadora Titular da Fiocruz Bahia e Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atualmente é professora do núcleo permanente da Pós-graduação de Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Humana e professora da Pós-Graduação de Biotecnologia e Medicina Investigativa (PGBSMI) da Fiocruz Bahia, onde coordena a disciplina de Bioética. Tem experiência na área de Infectologia e Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: modulação da resposta imune nas infecções por retrovírus humanos (HTLV-1, HIV).

Texto: Jamile Araújo, com supervisão de Júlia Lins | Fotos: Júlia Lins

twitterFacebookmail
[print-me]