Getting your Trinity Audio player ready...
|
Pesquisadores e estudantes do Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia receberam prêmio de melhor pôster, em duas categorias, no 4th International Symposium on Challenges and New Technologies in Drug Discovery & Pharmaceutical Production (4° Simpósio Internacional sobre Desafios e Novas Tecnologias na Descoberta de Fármacos e Produção Farmacêutica, em tradução livre). O evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro, na sede da Fiocruz (RJ) e teve como público pesquisadores do Brasil e do exterior, que debateram diferentes temas relacionados a ciência, tecnologia e inovação na indústria farmacêutica.
Clique aqui para conferir o resultado.
O prêmio Benjamin Gilbert visa incentivar novos estudos, para trabalhos de profissionais e alunos de pós-graduação apresentados em três áreas de atuação: Pesquisa, Desenvolvimento e Gestão. A pesquisa relacionada ao tratamento da Leishmaniose através de nanoparticulas conquistou o primeiro lugar na categoria de Pesquisa na Industria Farmacêutica, com o trabalho intitulado A novel formulation approach based on solid lipid nanoparticles for 17-AAG delivery against Leishmania infection. Dentre os autores, estão os pesquisadores da Fiocruz Bahia Fabio Rocha Formiga, Patrícia Sampaio Tavares, e os estudantes Carla Pires, Juliana de Souza, Marcos Ferrante e Vinícius Couto.
Na categoria de Desenvolvimento Farmacêutico, o trabalho Development of PLGA-nanoparticles containing braylin, a potent natural immunomodulator ficou em terceiro lugar, desenvolvido também pelo pesquisador Fábio Rocha Formiga e pelos estudantes, Cristiane Flora Villarreal e Renan Fernandes.
O evento
Nessa edição, o simpósio teve como tema a divulgação de novas tecnologias e discussões de estratégias para o desenvolvimento e pesquisa de novos fármacos e medicamentos. Houve discussões sobre ciência, tecnologia e inovação na indústria farmacêutica, sessão de posters e premiações. No total, 5 prêmios foram entregues para trabalhos, incluindo o Prêmio Cientista do Futuro, destinado a estudantes de iniciação científica. Clique aqui e saiba mais sobre o simpósio.