Pesquisadores da Fiocruz Bahia tomam posse na Academia de Ciências da Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) realizará uma Sessão Solene de titulação e posse de novos Acadêmicos, admitidos em 2018. Os pesquisadores da Fiocruz Bahia Edson Duarte Moreira Júnior e Luiz Antônio Rodrigues de Freitas tomarão posse como Membros Titulares em Ciências da Vida. O pesquisador Guilherme de Sousa Ribeiro será empossado como Membro Junior. O evento acontece amanhã (6/6), às 18 horas, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Canela. Também outros 6 novos membros serão empossados, incluindo a área de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra.

A abertura do evento será realizada pelo Presidente de honra da ACB, Roberto Figueira Santos, e o Reitor da UFBA, João Carlos Salles Pires da Silva. Também estarão presentes a Profa. Viga Gordilho, Prof. Othon Jambeiro, Prof. Amilcar Baiardi e Prof. Pedro de Almeida Vasconcelos. O Presidente da ACB, Prof. Jailson Bittencourt de Andrade, encerrará a cerimônia que vai contar com a apresentação musical do Duo Robatto: Lucas Robatto (Flauta) e Pedro Robatto (Clarineta).

Entidade de direito privado sem fins lucrativos, a ACB tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social do país, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. Busca estimular o aperfeiçoamento do ensino das ciências, mediante o uso da metodologia e dos materiais ajustados às peculiaridades dos aprendizes.

Conheça os novos membros:

Edson Duarte Moreira Júnior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Saúde Pública e doutorado em Epidemiologia, pela Universidade de Columbia em Nova York e pós-doutorado pela Universidade McGill, em Montreal. Atualmente, é pesquisador titular do Instituto de Pesquisa Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), professor colaborador do Curso de pós-graduação em Patologia Humana e Experimental da UFBA/ Fiocruz e do Curso de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da UFBA. Também é chefe do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santo Antônio, atuando principalmente na área de epidemiologia clínica.

 

Luiz Antônio Rodrigues de Freitas

Graduado em Medicina, mestre e doutor em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez pós-doutorado no Instituto Pasteur de Lyon-Françam, em Patologia Ultraestrutural do Fígado e na School of Public Health of Harvard University. É Professor Titular de Patologia da Faculdade de Medicina da Bahia, atuando na graduação e como professor do Programa de Pós-graduação em Patologia da UFBA/FIOCRUZ. É pesquisador titular aposentado da Fiocruz, atualmente é pesquisador externo. Atua na área diagnóstica da patologia humana coordenando, na Fiocruz, uma unidade de referência do Ministério da Saúde, para o diagnóstico histológico de doenças hepáticas e em transplantes hepáticos.

 

Guilherme de Sousa Ribeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com residência em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui mestrado em Epidemiologia pela Harvard School of Public Health, nos EUA e doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fiocruz. É Professor Associado do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA), atuando também como Professor Permanente da Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC-UFBA e da Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da UFBA. Desde 2014, é Pesquisador Assistente em Saúde Pública da Fiocruz Bahia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, da mesma instituição. 

twitterFacebookmail
[print-me]