Pesquisadora recebe prêmio Women of Science na Argentina

Getting your Trinity Audio player ready...

A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Aldina Prado Barral, recebeu o prêmio Women of Science durante o 14º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Imunologia, realizado entre os dias 04 e 08 de novembro de 2024, em Buenos Aires, Argentina. A premiação reconhece as contribuições excepcionais da cientista ao campo da imunologia.

O tema da edição foi “Inovação Transdisciplinar para Aproximar Descobertas de Pesquisa da Clínica”, e teve o objetivo de facilitar o networking e a educação, reunindo os principais imunologistas, provedores de saúde, cientistas interdisciplinares, clínicos, aspirantes a imunologistas e estudantes do mundo todo. O evento foi organizado pela Associação Latino-Americana e Caribenha de Imunologia (ALACI), em colaboração com a Sociedade Argentina de Imunologia (SAI) e a Associação Argentina de Imunologistas Clínicos (AINCA).

A cientista

Aldina Prado Barral é médica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui doutorado em Patologia Humana, pela UFBA em ampla associação com a Fiocruz Bahia. Atualmente é pesquisadora titular da Fiocruz Bahia e professora da UFBA. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da Bahia, além de Comendadora da Ordem Nacional de Mérito Científico.

A cientista tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmaniose, leishmania e imunologia aplicada. Ao longo de sua carreira foi reconhecida com prêmios, como de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

twitterFacebookmail
[print-me]