Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante o 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (IMMUNO 2016), realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, foi votado e anunciado, em Assembleia Geral, a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) para o biênio 2018-2019, bem como os representantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal para o mesmo período. Três pesquisadores da Fiocruz Bahia irão integrar a nova equipe: Claudia Brodskyn será a Presidente; Camila Indiani, a Secretária-Geral; e Lucas Pedreira, o Primeiro Secretário.
O Congresso, que aconteceu no Centro de Convenções de Campos do Jordão, em São Paulo, reuniu lideranças nacionais e internacionais da pesquisa no campo da Imunologia, além de jovens cientistas e estudantes. A programação contou com mesas temáticas, conferências e apresentações, onde foram abordados os diferentes aspectos da reposta imune. Os oradores trataram ainda de temas como zika, doença de Chagas e câncer.
Imagem: http://sbi.org.br/
Participaram do evento os pesquisadores da Fiocruz Bahia Bruno Andrade, Cláudia Brodskyn e Valéria Borges, além de estudantes de Iniciação Científica e pós-graduação. Destes, destacaram-se a pós-doutoranda, ganhadora do Prêmio Capes de Teses 2016, Nívea Luz; Daniel Feijó, estudante de pós-doutorado, finalista do prêmio SBI-BD Bioscience Pesquisador 2016; e a estudante de mestrado Sara Nunes, selecionada para uma apresentação oral.
“A participação da Fiocruz Bahia no Congresso foi uma oportunidade de encontro entre os pares de pesquisa e com outros grupos que realizam pesquisas de ponta em Imunologia. Também foi uma oportunidade para os alunos que apresentaram seus trabalhos. Durante todos esses anos em que participamos do evento, vários alunos nossos foram selecionados para apresentações orais. Acredito que esse intercâmbio foi um ganho grande para a Instituição”, destacou Valéria Borges.
Durante a conferência de encerramento do evento, o Diretor da Fiocruz Bahia e também colunista no blog da SBI, Manoel Barral-Netto, entregou ao pesquisador João Viola, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a placa de Membro Honorário, em homenagem ao seu trabalho na presidência da Sociedade durante sua gestão (2014-2015).
Edição 2017 na Bahia – A próxima edição do evento está prevista para acontecer entre os dias 2 e 6 de outubro de 2017, em Costa do Sauipe, na Bahia, e irá reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno da temática de Imunologia das Mucosas. “No próximo ano, pretendemos homenagear as mulheres na ciência e promover a participação de alunos no Congresso. A programação científica está bastante adiantada e vários pesquisadores já confirmaram a participação, além disso já contatamos as empresas patrocinadoras e em breve recorreremos as agências financiadoras”, antecipou, Claudia Brodskyn.