Pesquisadora da Fiocruz Bahia recebe Prêmio SBI Women in Science

Getting your Trinity Audio player ready...

A pesquisadora da Fiocruz Bahia Claudia Brodskyn recebeu o Prêmio SBI Women in Science, no 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), o Neuro Immunology 2024, realizado em Fortaleza, Ceará. O congresso aconteceu entre os dias 25 e 29 de setembro, e propôs uma jornada na neuroimunologia, com o objetivo de aprofundar na área que preenche a lacuna entre imunologia e neurociências, bem como os avanços inovadores e novos paradigmas neste campo.

Claudia Brodskyn, que já foi presidente da SBI, compartilhou que receber o prêmio foi algo que a emocionou muito. “A SBI é minha segunda casa, com muitos amigos e colaboradores, ter sido escolhida para o prêmio Women for Science representou o reconhecimento da minha carreira, mas também a contribuição que pude fazer para a Sociedade”, pontuou.

Para a cientista, é de grande importância premiar e valorizar a contribuição de mulheres na ciência. “Apesar de sermos maioria em muitas áreas da ciência, principalmente nas biológicas, ainda não conseguimos ocupar cargos de liderança ou mesmo de protagonismo nos eventos nacionais e internacionais. Assim, a premiação é a representação de muita luta e perseverança. E vamos continuar”, ressaltou Brodskyn.

O Prêmio SBI Women in Science destaca grandes contribuições de cientistas brasileiras para pesquisas em imunologia. A iniciativa parte do reconhecimento de que muitas ações precisam ser feitas para superar as barreiras que as mulheres enfrentam para ingressar e progredir na pesquisa, e compreende que as cientistas do sexo feminino estão sub-representadas na pesquisa global, logo existe a necessidade de iniciativas para aumentar suas oportunidades e participação. Em 2022, a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Aldina Barral, também conquistou a honraria.

A cientista

Claudia Ida Brodskyn é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e tem mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou o pós-doutorado na CSU-Fort Collins (EUA). Atualmente é pesquisadora titular da Fiocruz Bahia, e aposentada como professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A imunologista também integrou o Comitê de Assessoramento de Imunologia do CNPq. Além disso, é reconhecida pela expressiva orientação de estudantes de graduação e pós-graduação, em sua maioria, mulheres. Claudia Brodskyn tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunoparasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunidade inata e adaptativa, imunorregulação, Leishmania amazonensis, Leishmania chagasi, Leishmania braziliensis e vetores.

Por Jamile Araújo, com supervisão de Júlia Lins.

twitterFacebookmail
[print-me]