Pesquisadora da Fiocruz Bahia é finalista do Prêmio Espírito Público

Getting your Trinity Audio player ready...

A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Nelzair Vianna, está concorrendo ao Prêmio Espírito Público, na categoria Saúde, com o projeto “Poluição do Ar em Salvador: Uma abordagem em análise de riscos para tomada de decisão”. O prêmio tem a missão de reconhecer e prestigiar a atuação de profissionais que trabalham com o propósito de transformar positivamente o serviço público brasileiro.

O projeto coordenado por Vianna surgiu em 2005 para abordar a falta de dados locais sobre os efeitos da poluição do ar na saúde humana. A iniciativa buscou promover a inclusão de comunidades historicamente marginalizadas, como populações quilombolas, ao desenvolver estratégias de vigilância popular em áreas de alta vulnerabilidade ambiental e social. 

Desde então, a cidade passou de uma ausência de dados sobre poluição do ar em 2005 para a implementação de um programa de vigilância em saúde relacionado à qualidade do ar, contribuindo significativamente para o fortalecimento do setor público, ao estabelecer um modelo replicável de análise de riscos e promover ações concretas para a proteção da saúde pública e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Sobre a pesquisadora

Nelzair Vianna é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Administração e Qualidade Hospitalar pela UFBA e em Poluição do Ar e Saúde Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Medicina e Saúde pela Faculdade de Medicina da UFBA e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é pesquisadora da Fiocruz Bahia e fiscal da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, atuando em cooperação com a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador.

Desenvolveu projetos de pesquisa e ações de intersetorialidade no tema poluição do ar, qualidade do ar interno e impactos na saúde humana em colaborações com academia, governo e setor privado. Representa Salvador na rede internacional de qualidade do ar do C40. É Co- Fundadora do Fórum de Energia e Clima, membro do Saúde Planetária Brasil e coordenadora da câmara temática de saúde no Painel Salvador de Mudança do Clima. É certificada em Analise de Riscos pela Harvard T. H. Chan Public Health School.

Texto: Júlia Lins, com informações do Prêmio Espírito Público

twitterFacebookmail
[print-me]