Pesquisador emérito da Fiocruz Bahia recebe homenagem do Cremeb BA

Getting your Trinity Audio player ready...

No Dia do Médico (18/10), o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) homenageou médicos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional destinado àqueles que, neste ano, completaram 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. Dentre os 90 profissionais que receberam a honraria, está o pesquisador emérito da Fiocruz Bahia, Bernardo Galvão de Castro Filho. A homenagem aconteceu durante sessão plenária solene pública, no Salão de Eventos do CIMATEC.

Trajetória

Bernardo Galvão formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1969. Em 1979, implantou o Centro de Imunologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/RJ) da Fiocruz. Em 1982, iniciou trabalhos pioneiros na área de AIDS, tendo isolado o HIV pela primeira vez na América Latina, contribuindo para implantação da triagem deste vírus nos bancos de sangue do país.

Em 1988, transferiu-se para a Fiocruz Bahia, onde implantou o Laboratório Avançado de Saúde Pública (LASP), que se constituiu no Laboratório Nacional de Referência do Ministério da Saúde para o Diagnóstico HIV/HTLV. Em 2001, implantou o Centro Integrativo Multidisciplinar de HTLV-1 da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Galvão é também Membro da Academia de Medicina da Bahia, da Academia de Ciências da Bahia e do Conselho Diretor da Academia de Ciências da Bahia.

 

 

Com informações do Cremeb Ba

twitterFacebookmail
[print-me]