Getting your Trinity Audio player ready...
|
O pesquisador da Fiocruz Bahia, Guilherme Ribeiro, está participando das atividades do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para o enfrentamento da Covid-19. O Coes é responsável pela coordenação das ações de resposta às emergências em saúde pública na Bahia, incluindo a articulação da informação entre as três esferas de gestão do SUS.
O cientista foi convidado para a fazer parte do grupo em virtude de sua formação médica em infectologia e epidemiologia e pela experiência prévia durante investigação de surtos em Salvador. Desde o mês de abril, Ribeiro realiza, no Coes, assessoria técnico-científica para questões que envolvem vigilância, epidemiologia, diagnóstico e assistência terapêutica a pacientes com Covid-19.
De acordo com Ribeiro, por se tratar de uma pandemia por um novo vírus, ainda há muitas incertezas e muito a aprender. “Por isso, é fundamental acompanharmos a literatura científica e a experiência de outros estados e países para podermos adotar as melhores recomendações técnico-científicas para o enfrentamento da Covid-19, de acordo com a nossa realidade local no estado da Bahia. O objetivo final é reduzir o número de óbitos associados à doença por meio de planejamento em saúde e de ações coordenadas nas áreas de vigilância e assistência”, explica.
Além disso, o pesquisador também está coordenando a Sala de Situação, que apoia a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/ Sesab) no monitoramento do padrão de ocorrência dos casos no estado da Bahia, dá assistência científica às áreas técnicas da Sesab na produção de notas técnicas com recomendações específicas durante a pandemia e colabora no preparo e revisão de outros documentos norteadores de ações, a exemplo do Plano Estadual de Contingências para Enfrentamento do Novo Coronavírus – Covid-19 e o Plano Estadual de Manejo de Óbitos durante pandemia da doença.
Sobre o pesquisador
Guilherme Ribeiro possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), residência em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mestrado em Epidemiologia pela Harvard School of Public Health (EUA), e Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fiocruz. Na Fiocruz Bahia, é Pesquisador Assistente em Saúde Pública e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (nota 6 CAPES).
É professor da Faculdade de Medicina da UFBA e já lecionou no Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA) e na Yale School of Public Health (EUA). Desenvolve pesquisas sobre problemas de saúde associados à iniquidade social e à pobreza urbana. Suas principais linhas de investigação incluem a eco-epidemiologia, a clínica e o diagnóstico de doenças transmissíveis, em especial as arboviroses emergentes, a exemplo da zika, dengue e chikungunya.