Pesquisa para busca de fármacos contra câncer é apresentada em simpósio no Piauí

Getting your Trinity Audio player ready...

A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Clarissa Gurgel, participou do II Simpósio Multidisciplinar de Oncologia e III Workshop de Tecnologias em Saúde, realizado entre os dias 18 e 20 de abril, em Teresina, Piauí. O evento, que abordou o tema “Oncologia básica e translacional aplicada ao manejo do câncer: contexto atual e perspectivas”, teve como objetivo fomentar o intercâmbio de experiências de pesquisa básica, clínica e translacional, permitindo aprendizagem mútua e enriquecimento profissional.

Clarissa Gurgel foi uma das palestrantes e ministrou o minicurso “Modelagem, inteligência artificial e esferóides tumorais para a busca de fármacos contra o câncer”, no primeiro dia do evento. A participação da cientista e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia (UFBA/Fiocruz Bahia) foi destaque na imprensa local do Piauí. 

O trabalho chamou atenção por utilizar estratégias computacionais, como a inteligência artificial, para buscar fármacos utilizados para outras doenças e que podem ser utilizados contra o câncer. “Além de identificar estes fármacos, nosso grupo utiliza um modelo de estudo tridimensional de ‘mini tumores’ que simula melhor o câncer, com resultados pré-clínicos mais confiáveis”, afirmou Clarissa. O projeto é financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, do Ministério da Saúde. A pesquisadora também destacou outras ações da Fiocruz que têm como objetivo baratear e ampliar a oferta de terapias avançadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Júlia Lins | Foto: SIMOS 2024

twitterFacebookmail
[print-me]