Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Associação de Pós-graduandos da Fiocruz Bahia (APG-BA) realizou, entre os dias 08 e 12 de julho, o I Curso de Férias de Imunopatologia. Com foco em estudantes de graduação dos cursos de saúde, as aulas foram lecionadas por discentes dos programas de pós-graduação em Patologia (PgPAT) e Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI).
O curso, que contou com 50 participantes, foi composto por aulas expositivas que abordaram aspectos da imunopatologia, avanços das pesquisas em doenças infecciosas e não infecciosas, além de palestras expondo as linhas de pesquisa da instituição, ministradas por pesquisadores da Fiocruz Bahia. Houve também apresentação de pôsteres com os trabalhos e uma visita técnica nas plataformas tecnológicas.
O presidente da APG-BA, Filipe Rocha, considerou que o curso possibilitou aos estudantes de diversas regiões brasileiras a consolidação dos conteúdos básicos e suas aplicações para o desenvolvimento científico na pesquisa e avaliou o evento como um sucesso. “A edição inédita do curso de férias foi finalizada com a sensação de dever cumprido pela APG da Fiocruz Bahia, reafirmando a necessidade de inserir os discentes de pós-graduação como protagonistas dos processos institucionais da Fiocruz”, declarou.
Para Caroline Vilas Boas, diretora de eventos da APG-BA, o evento também foi uma forma de fortalecimento dos estudantes da instituição. “O curso aconteceu como um marco na parceria entre a Fiocruz Bahia e os pós-graduandos. A abertura de espaços de protagonismo é importante na motivação dos pós-graduandos enquanto pesquisadores em formação”, afirmou.
A formação também mostrou aos estudantes de graduação, de acordo com Breno Cardine, integrante da APG-BA, as grandes possibilidades que os programas de pós-graduação da Fiocruz Bahia podem oferecer para aqueles que desejam ingressar no mestrado ou doutorado, “bem como apresentou as diferentes linhas de pesquisas que são realizadas no centro, podendo servir de atrativo para futuros alunos”.
O estudante da Universidade Federal de Pernambuco, Áquila Alcântara, que participou do evento, comentou que sua experiência foi muito além do que esperava. “O curso foi muito bem organizado, a qualidade das discussões foi ímpar, o padrão dos trabalhos apresentados e outros aspectos me deixaram muito satisfeito em sair de meu estado e representar minha universidade”, disse. O participante acrescentou que espera continuar mantendo contato com o corpo docente e discente da Fiocruz Bahia e voltar como pós-graduando. “Vou seguir com brilho nos olhos quando falar sobre a vivência que esse curso me ofereceu”.
No último dia da formação, o público pode assistir à Sessão Científica intitulada “Importância e desafios da pós-graduação”, apresentada pelo professor de patologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autor do livro “Patologia Bogliolo”, Geraldo Brasileiro Filho.
Também foram realizadas as premiações dos melhores trabalhos apresentados no evento, que foram avaliados por uma comissão científica da Fiocruz Bahia. Além dos certificados, os trabalhos selecionados receberam um troféu com o tema do Curso de Férias e a Melhor aula ministrada recebeu um livro de Patologia (última edição) autografado por Dr. Geraldo Brasileiro.
O incentivo à realização do I Curso de Férias pelos estudantes da APG-BA integra um conjunto de ações estratégicas na área de Ensino da Fiocruz Bahia, em parceria com as coordenações dos Programas de Pós-graduação do PgPAT, Valéria Borges e Clarissa Gurgel, e do PgBSMI, Theolis Barbosa e Deborah Fraga. A diretora da instituição, Marilda Gonçalves, congratulou todos pela realização do curso. “Parabenizo a todos os docentes pelo apoio dado a esta iniciativa, essa integração é importantíssima para que possamos seguir em frente cada vez mais fortalecidos institucionalmente”.
Confira os trabalhos premiados:
Melhores Trabalhos
1º lugar Melhor Apresentação de Poster
– Reginaldo Brito dos Santos Jr. – Fiocruz Bahia
“Modulação na formação dos clusters de integrina β1 na infecção por Leishmania amazonensis”
Menções Honrosas – Poster:
– Andressa Leal Ramos – Universidade do Estado da Bahia
“Estudo de associação entre densidade mineral óssea e parâmetros lipídicos e glicídicos em uma população de idosos de Salvador, Bahia”
– Lucas de Almeida Silva – Universidade Federal de Alagoas.
“Perfil Antioxidante de Pigmentos Intracelulares Produzidos por Microorganizamos da Antártica”
Melhor Aula Ministrada
– Igor Müller da Silva Santos – Mestrando do PgBSMI – Fiocruz Bahia