Getting your Trinity Audio player ready...
|
A palestra “A crise climática e suas soluções”, ministrada pesquisadora da Fiocruz Bahia e Líder de Realidade Climática, Nelzair Vianna, foi realizada no dia 21 (quinta-feira), na instituição. O evento contou com a apresentação do secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), André Fraga, da nutricionista Camilla Almeida, além da participação de pesquisadores, gestores municipais e estudantes da Escola Estadual Carlos Barros e do Colégio Estadual de Ensino Profissionalizante Newton Sucupira.
O ex vice-presidente dos EUA e prêmio Nobel, Al Gore, falou ao público por telefone e parabenizou Nelzair Vianna e André Fraga pelo esforço e ações desenvolvidas localmente. O evento fez parte do Climate Reality Project liderado por Al Gore, que apresenta o “24 horas da Realidade: Verdade em Ação”, uma conversa global sobre o clima.
Nelzair Vianna é um dos 20.000 voluntários ao redor do mundo que foi treinado pessoalmente pelo ex vice-presidente para educar o público sobre as mudanças do clima, denominada de Líder de Realidade Climática. “O treinamento de liderança do Al Gore prepara seus líderes para falar sobre mudanças climáticas numa linguagem que possa despertar na sociedade a percepção de risco sobre mudanças climáticas e principalmente apontar soluções para o enfrentamento desta crise”, explicou Nelzair Vianna.
“Nós precisamos mudar?, Nós podemos mudar?, Nós mudaremos?”. Com essas perguntas Nelzair iniciou sua apresentação que abordou as consequências do aquecimento global e o impacto na saúde. “Ter sido escolhida como a única líder no Brasil a receber a interação do Sr. Gore neste evento foi uma honra e também uma forma de reconhecimento do nosso trabalho na produção de evidencias científicas para a tomada de decisão em Salvador”, afirmou.
Por um período completo de 24 horas, Líderes da Realidade Climática realizaram apresentações públicas e conversas sobre a mudança do clima: em escolas, centros comunitários, locais de trabalho e mais, em todos os 50 Estados dos EUA e em países de todo o mundo. No evento em Salvador, o secretário André Fraga apresentou as ações de sustentabilidade e as estratégias e políticas públicas implementadas pela prefeitura, como aumento das ciclovias, incentivo a hortas comunitárias e revisão da coleta seletiva.
O secretário também mencionou um estudo, realizado pela Fiocruz Bahia, liderado por Nelzair, em conjunto com a Prefeitura de Salvador e o Grupo C40 de Grandes Cidades, no qual foi observada que a mudança de 20% da frota de ônibus de Salvador para um padrão de emissão menos poluente, passando da norma Euro II para Euro VI, apresentou como resultado a melhoria da qualidade do ar e das condições de saúde, evitando 10 mortes anualmente, podendo chegar a 39 mortes evitadas se a substituição da frota fosse total.
Além disso o estudo evidenciou uma economia de 19,4 milhões pelos custos de internamento e mortalidade, devido a redução do material particulado PM 2,5 (poeira fina) no ar da cidade. “A poluição do ar é um dos fatores que mais mata no mundo. Esse resultado foi apenas com uma parte da frota. A meta é mudar para o diesel 6 toda a frota de ônibus de Salvador”, comentou o secretário.