Painel temático sobre vacinas para a Covid-19 encerra a participação da Fiocruz Bahia na SNCT 2021

Getting your Trinity Audio player ready...

Finalizando o ciclo de painéis temáticos da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta sexta-feira (08/10), foi a vez de debater sobre as vacinas contra a Covid-19 e sua importância para a saúde pública, além do combate às fakenews relacionadas ao tema. O bate-papo contou com a presença do professor titular do Instituto de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias, do pesquisador titular da Fiocruz Bahia, Edson Duarte, e da imunologista e pesquisadora da Fiocruz Bahia, Cláudia Ida Brodskyn.

Durante o painel, o mediador Antônio Brotas, coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Bahia, destacou a importância de falar sobre as vacinas que representam um grande avanço para o cenário atual. “Este é um tema extremamente importante que mobilizou toda sociedade, governos, estados, as pessoas comuns e nossos cientistas em busca de algumas soluções para um dos problemas de maior impacto na saúde pública global, que é a pandemia da Covid-19”, frisou.

Primeira convidada a se apresentar, Cláudia Brodskyn falou sobre o enfrentamento à pandemia, destacando o papel das vacinas contra doenças como a varíola e as contribuições para a sua erradicação global. Sobre a pandemia da Covid-19, a convidada destacou a importância da vacinação como uma medida coletiva. “A vacina não é somente a proteção individual, mas também populacional. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, quanto maior for a nossa cobertura vacinal, mais efetiva será a função dessa vacina”, pontuou a imunologista. 

Em seguida, o pesquisador Edson Duarte falou sobre o processo de desenvolvimento das vacinas, esclarecendo dúvidas da população sobre a evolução na forma de produção do imunizante. “Em média, temos de cinco a dez anos da fase pré-clínica e de cinco a dez anos para fase clínica, contabilizando de dez a vinte anos para produzir uma vacina. Muita gente critica e tem desconfiança da velocidade que foi produzida, isso se deve, sobretudo, a fazer essas etapas de maneiras simultâneas, em vez de fazer consecutivamente. Nenhuma das etapas foi pulada, nada foi omitido, todas foram cumpridas rigorosamente”, ponderou Duarte. 

Por fim, Luiz Carlos Dias falou sobre os impactos das fakenews para a saúde pública, no contexto da pandemia da Covid-19. Segundo o convidado, o avanço da tecnologia e o uso das mídias digitais, onde as informações são difundidas de forma rápida, tem facilitado a difusão de notícias falsas. Ele aproveitou para ressaltar a importância de aproximar a produção científica da população em geral. “Chegar na sociedade é fundamental porque as pessoas estão sendo induzidos a acreditar em tratamentos milagrosos e nós precisamos aprender a conversar com as pessoas e a levar aquele conhecimento fantástico que é produzido nas nossas instituições de ensino, pesquisa e extensão de uma forma simples, para que eles consigam entender”, enfatizou. 

Ao final do evento, foi aberto o espaço para questionamentos e considerações do público ouvinte que pode esclarecer as suas dúvidas e contribuir com a discussão. Este painel e todas as outras atividades realizadas durante a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz, estão disponíveis no canal do Youtube e podem ser acessadas a qualquer momento.

twitterFacebookmail
[print-me]