Inscrições abertas para evento online de lançamento do Índice Brasileiro de Privação (IBP)

Getting your Trinity Audio player ready...
Estão abertas as inscrições para o lançamento do Índice Brasileiro de Privação (IBP), que acontece no dia 9 de dezembro de 2020, às 15h, em evento online, durante a Feira de Soluções da Fiocruz. A abertura do evento contará com a presença de autoridades de instituições como Abrasco, Conasems, além da Fiocruz e Universidade de Glasgow, na Escócia, que tiveram pesquisadores que participaram da elaboração do índice.
 
Link para inscrições: https://bit.ly/3mV2TRF
 
O IBP é uma nova ferramenta para medir desigualdades no Brasil, que poderá ser muito útil para gestores públicos, profissionais de saúde e pesquisadores. O grande diferencial do IBP frente aos demais índices existentes é a possibilidade de medir as desigualdades em pequenas áreas dentro dos municípios – no nível dos setores censitários – e em todo o Brasil.
 
Entre os participantes da mesa de abertura estão: Nísia Trindade (Fiocruz), Alastair Leyland (Universidade de Glasgow), Willames Freire (Conasems) e Gulnar Azevedo (Abrasco). A mediação será feita por Maurício Barreto (Cidacs/Fiocruz Bahia).
 
Entre os palestrantes do webinário “Índice Brasileiro de Privação (IBP): medindo desigualdades sociais em pequenas áreas no Brasil” estão: Paulo Gadelha (Fiocruz), Mirjam Allik (Universidade de Glasgow), Elzo Júnior (Cidacs/Fiocruz Bahia), Regina Bernal (UFMG). A mediação será feita por Maria Yury Ichihara (Cidacs/Fiocruz Bahia).

 

Confira o perfil dos participantes do webinário:

Paulo Gadelha (Fiocruz) – É pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador da “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030”. Foi Presidente da Fiocruz entre 2009 e 2016. É doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e Doutor Honoris Causa na Universidade de York.

Mirjam Allik (Universidade de Glasgow) – É pesquisadora associada no MRC/CSO Social and Public Health Science Unit na universidade. Pesquisa medidas de privação e a relação com as desigualdades em saúde, explorando a análise de dados. É doutora em Ciências Políticas pelo Trinity College (Irlanda)

Elzo Júnior (Cidacs/Fiocruz) – É pesquisador associado em Epidemiologia no Cidacs/ Fiocruz Bahia. Um dos membros da equipe que está construindo o Índice Brasileiro de Privação. É doutor em Saúde Pública, com área de concentração em Epidemiologia, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)

Regina Bernal (UFMG): Pesquisadora no programa de pós-doutorado da Escola de Enfermagem da insituição. Participa da produção e análise de dados das pesquisas do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Pesquisa e realiza análises preditivas para planos de prevenção de saúde.

 

twitterFacebookmail
[print-me]