Fiocruz Bahia receberá estudantes da rede pública na 21ª SNCT

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia realizará diversas atividades durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024), entre os dias 16 e 18 de outubro, das 9h às 17h, nas dependências da instituição. Estudantes da rede pública vão participar de palestras, visitas técnicas, exposições de divulgação científica e oficinas. Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, a edição tem como objetivo reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos saberes tradicionais das comunidades que neles habitam.

No dia 16, a programação terá início com abertura oficial do evento, seguida da roda de conversa: Bioma Brasileiros e as Mudanças Climáticas, com a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Nelzair Vianna. Durante a tarde, será realizada a palestra: “A importância dos biomas para a segurança do abastecimento”, ministrada por Júlio Mota, assessor da Diretoria de Operação da RMS – Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA. No dia 17, o professor da Universidade Católica do Salvador, Murilo Guerreiro Arouca, irá apresentar a roda de conversa “A experiência do projeto Jovens Inovadores”. À tarde, a programação conta com a Oficina de Gameficação: Ciência, Saúde e Meio Ambiente, com Isa Neves, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA).

O último dia da programação ficará por conta da Sessão Científica: emergência climática, insegurança hídrica e as medidas adaptativas de saneamento ecológico, realizada às 9h, por Alexandre Pessoa, pesquisador do Laboratório Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. As atividades serão transmitidas ao vivo, através do canal da Fiocruz Bahia, no YouTube.

Além das palestras e rodas de conversa, a programação também conta com visitas técnicas, exposições e atividades de divulgação científica, realizadas todos os dias, durante a manhã e à tarde. A SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é o maior evento de divulgação científica do Brasil e tem o objetivode mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade com a ideia de despertar o interesse sobre esse tema desde a infância.

Atividades nas escolas de Salvador

A SNCT 2024 da Fiocruz Bahia também conta com uma programação especial que acontece nas escolas da rede pública estadual. Os estudantes vão poder participar de oficinas, seminários, exposições científicas e rodas de conversa com temas como saúde mental, biomas da Bahia, PANCs e segurança alimentar, além de temas relacionados aos benefícios do plantio e os impactos do desmatamento.

A ação integra a Rede de Divulgação Científica, uma iniciativa da Fiocruz Bahia responsável pela promoção de atividades de divulgação científica voltadas para a rede estadual de ensino da Bahia. Com a adesão atual de quinze colégios, a rede atua na popularização da ciência e de tecnologias relevantes à saúde, assim como na aproximação de jovens estudantes e professores ao conhecimento científico produzido na instituição.

Atividades no recôncavo da Bahia

Parte da programação da SNCT 2024 será realizada durante os dias 17 e 19 de outubro, no município de Cachoeira, no recôncavo da Bahia. O estande, localizado na Casa do Governo, contará com óculos de realidade virtual, abordando os temas biologia, medicina e corpo humano, jogos e atividades de divulgação científica. A atividade é realizada em parceria com a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI).

twitterFacebookmail
[print-me]