Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Fiocruz Bahia receberá, nos dias 13 e 14 de fevereiro, os representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, André Luiz de Abreu (coordenador Geral de Laboratórios de Saúde Pública –CGLAB) e Júlio Croda (diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis). Também receberá Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz.
A visita contará com o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma; o coordenador do Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Reativos para Diagnóstico de Bio-Manguinhos, Antônio Ferreira; a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN – BA), Arabela Leal; e a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza.
Na oportunidade, ocorrerá o lançamento do projeto para avaliar a implantação de teste rápido para diagnóstico de leptospirose, desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz Bahia a partir da parceria com Bio-Maguinhos, unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz nacional. O teste identifica, em sangue total, soro ou plasma, anticorpos para a leptospirose, apresentando resultado em até 20 minutos.
O projeto deverá contar com participantes de todas as regiões do país, a região sudeste foi sugerida para iniciar o projeto. O kit de diagnóstico será executado em ambiente hospitalar, para auxiliar e dar oportunidade ao tratamento específico da doença.
Os representantes da SVS também visitarão o Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3) da instituição e realizarão reuniões com os pesquisadores da Fiocruz Bahia, com a diretoria do LACEN-BA e do COSEMS-BA.
Como parte da programação, a sessão científica intitulada “Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública: desafios e perspectivas” será ministrada por André Luiz de Abreu. A palestra, a ser realizada no dia 14/2, às 09 horas, é aberta ao público.