Fiocruz Bahia realiza o terceiro módulo do Curso de Metodologias Ativas de Ensino

Getting your Trinity Audio player ready...

Encerrou, na quinta-feira (14/12), o terceiro módulo do curso de Metodologias Ativas de Ensino, realizado na Fiocruz Bahia – IGM. Ministrado pelos professores Charbel El-Hani, Nei Nunes-Neto e Dalia Conrado, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a formação ocorreu durantes duas semanas e contou com atividades como rodas de conversa, exposições e oficinas, que contemplaram os temas Educação CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) e uso de Questões Sociocientíficas no Ensino. O público-alvo foram docentes da área da saúde, servidores e pesquisadores da instituição. 

A participante Aída Silva, pesquisadora voluntária da Fiocruz Bahia, considerou o curso importante para entender como o estudante pode ser um importante ator na aprendizagem. “O Curso Metodologias Ativas de Aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, surge como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos”, salientou.

“Considero que o Módulo 3 do curso de Metodologias Ativas de Ensino foi de extrema importância para minha carreira de Magistério Superior e de uma ganho substancial ao nos trazer uma temática relevante dentro do panorama atual de práticas de ensino que foram as ‘QSCs’”, apontou Deboraci Prates, pesquisadora colaboradora do IGM e professora adjunta da UFBA.

Estruturados em vários módulos, o curso de Metodologias ativas vem sido contruído colaborativamente, através de oficina, elaboração de produtos para o contexto dos professores que frequentam o curso, usando o conteúdo apreendido. Além disso, há a criação de comunidades virtuais (AVAs) para troca de conhecimentos e debates sobre o temas de cada módulo.

Confira as fotos:

twitterFacebookmail
[print-me]