Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entre os dias 17 e 19 de outubro, a Fiocruz Bahia participou da 12° edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo Baiano, com o objetivo de promover atividades de popularização da ciência e saúde que ampliem a cultura científica em eventos literários e aproximem o público presente do conhecimento produzido na instituição. Realizada em parceria com a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI), a ação, que ocorreu em um estande na Casa do Governo, integrou as atividades promovidas pela Fiocruz Bahia como parte de sua programação para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024).
Andréa Queiroz, secretária administrativa da SECTI, esteve presente no evento e destacou a importância da parceria. “Mais um ano tivemos o prazer de estarmos juntos com a Fiocruz para a realização do evento em Cachoeira, reforçando a importância da popularização da ciência na Flica. Foram dias de grande aprendizado para todos os estudantes que visitaram e puderam acompanhar com alegria e entusiasmo as atividades do estande”, afirmou.
O público presente pôde acompanhar uma apresentação feita por alunos da Fiocruz Bahia de uma coleção de insetos da fauna baiana, assim como uma introdução aos aspectos clínicos e laboratoriais da Leishmaniose. Também foram exibidos e distribuídos materiais educativos sobre algumas das doenças mais comuns entre a população negra, como a Anemia Falciforme.
Para Polyana Bernardes, estudante do Programa de Pós-Graduação Patologia Humana (PgPAT), participar de atividades de divulgação científica fora dos muros da instituição e para o público do interior do estado foi uma experiência enriquecedora. “A importância da divulgação científica nessas comunidades é imensa, pois muitas vezes é o primeiro contato que esses grupos têm com a ciência de forma prática. Ver o brilho nos olhos das crianças ao usar um microscópio pela primeira vez, além de oferecer experimentos que despertam sua curiosidade, é emocionante”, comentou.
Para Renan Pereira, bolsista integrante da equipe da OBSMA, a ação foi um importante momento para apresentar a olimpíada para a comunidade presente e reforçar a importância de estimular o fazer científico entre os jovens estudantes de ensino fundamental e médio. “A nossa participação na Flica ganha ainda mais relevância pelo fato de um dos destaques nacionais da atual edição da OBSMA ser de uma escola municipal de Cachoeira, o que demonstra o potencial do ensino público da região”, completou.
O projeto “Bora Checar”, uma iniciativa da Fiocruz Bahia, integrou a ação ao oferecer um quiz sobre a vacinação, onde os visitantes puderam avaliar seus conhecimentos e acessar informações verificadas sobre o assunto. Para Matheus Tranzillo, parte da equipe do projeto, atividades como o quiz são importantes ferramentas de enfrentamento da desinformação sobre saúde e ciência. “Acho que é um espaço no qual a gente pode refletir sobre tudo o que estava sendo dito de forma equivocada, entender qual a visão do outro em relação àquilo e a partir disso poder discutir e levar conhecimento de uma forma descontraída e efetiva pras pessoas”, afirmou.
Como parte das atividades realizadas durante a ação, Dante Pires utilizou os Óculos Quest para apresentar conceitos de tecnologia e saúde de maneira interativa ao público presente por meio da realidade virtual. “Percebi que essa imersão lúdica despertou, especialmente nas crianças, uma curiosidade sobre o universo da ciência e da saúde, mostrando como a tecnologia pode ser uma ponte poderosa para o conhecimento”, observou o professor.
Raina Mota, estudante do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, no município de Varzedo, classificou a sua visita ao estande como uma experiência única. “Foi um grande privilégio participar desse momento na Flica, recomendo para todos aqueles que nunca tiveram esta chance, foi uma oportunidade de muito aprendizado”, comentou.
Realizada há mais de uma década, a Flica é a maior festa literária do Norte e Nordeste e conta com uma extensa programação para celebrar a cultura, arte e educação.
Por Caio Costa | Foto: Matheus Tranzillo