Getting your Trinity Audio player ready...
|
Realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, a 5º edição do Prêmio Gonçalo Moniz de Pós-Graduação – Jornada Científica contou com apresentações de trabalhos em diferentes modalidades, premiando estudantes dos programas de mestrado e doutorado da Fiocruz Bahia nas categorias: Mestrado em Andamento, Mestrado Egressos, Doutorado em Andamento, Doutorado Egressos, Divulgação Científica e Sessão de Pôster.
A edição foi marcada pela homenagem do pesquisador Mitermayer Galvão à memória do médico e ex-dirigente da unidade, Aluízio Prata (1920-2011). Durante o evento, Mitermayer relembrou as experiências vividas ao lado do homenageado, destacando as suas contribuições para a instituição, para saúde e para a ciência. “O professor Prata é merecedor de todas as homenagens. Nós precisamos fazer justiça àquelas pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para as nossas vidas e para a ciência”, afirmou.
Natural da cidade de Uberaba, em Minas Gerais, Aluízio nasceu em 1 de junho de 1920. Aos 16 anos, deixou a cidade mineira e concluiu seus estudos preparatórios no Rio de Janeiro. Em 1945, completou sua formação médica na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, depois denominada Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano seguinte à formatura, foi admitido como oficial médico na Marinha, no Mato Grosso do Sul, e logo depois transferido para Salvador, em 1952. Com uma trajetória científica marcante, Aluizio desenvolveu importantes estudos relacionados à esquistossomose, doença de Chagas e a leishmaniose.
A programação também contou com a Sessão Científica Terapias de Edição Gênica com CRISPR: Passado, Presente e Futuro, ministrada pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Bruno Solano, na sexta-feira, 13/12.
Para a coordenadora do Prêmio e pesquisadora da Fiocruz Bahia, Natália Machado, essa foi uma edição de excelência, empenhada em valorizar a dedicação e o trabalho dos alunos e orientadores do IGM. “Ser idealizadora do Prêmio é um orgulho e ver, nessa 5ª edição, como toda a comunidade IGM abraçou e entendeu a importância desse evento no calendário anual da instituição é motivo de grande alegria. O resultado disso foi um recorde de inscrições, mostrando o interesse dos alunos em participar do Prêmio. Fizemos mais uma edição de excelência, podendo valorizar a dedicação e o trabalho dos alunos e orientadores do IGM”, disse.
Confira a lista de premiados:
Por: Dalila Brito