Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com o propósito de melhorar e incentivar a produção acadêmica dos estudantes de Iniciação Científica, a Vice-Diretoria de Ensino e Informação da Fiocruz Bahia, através do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC), promoveu a 27ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da instituição. A RAIC, que acontece anualmente nas unidades da Fiocruz, foi realizada entre os dias 12 e 14 de junho.
No evento, foram apresentadas as investigações desenvolvidas pelos estudantes de iniciação científica da instituição, que foram avaliadas por uma banca composta por pesquisadores internos e externos. Ao final, houve a premiação dos quatro melhores trabalhos e quatro menções honrosas.
Clique aqui para conferir os trabalhos premiados.
Para Juliana Menezes, coordenadora do PROIIC, a RAIC tem grande importância na formação dos alunos. “O evento permite que eles discutam ciência, façam uma análise crítica do trabalho que desenvolvem e do trabalho dos colegas, além de conhecerem melhor os projetos desenvolvidos no nosso Instituto. Esse exercício durante a iniciação científica com certeza terá um impacto na vida profissional destes alunos, independente de seguirem carreira acadêmica”, afirmou a pesquisadora.
“Acredito que esta tenha sido mais uma edição de sucesso da RAIC. A dedicação dos alunos ao evento e a excelente qualidade das apresentações, para mim, é um indicativo de que o nosso programa de iniciação científica tem alcançado seu objeto de estimular e formar alunos com pensamento crítico e interesse pela ciência”, avaliou Juliana Menezes.
A programação do evento incluiu a apresentação da Sessão Científica intitulada “A pesquisa em ensino de ciências como forma de desenvolvimento social dos estudantes em saúde”, ministrada pelo Daniel Manzoni, do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Na palestra, Daniel falou sobre a importância da metodologia ativa no ensino em saúde e compartilhou sua experiência nos estudos desenvolvidos sob sua supervisão.
O professor, ministra a disciplina de Didática Especial há 6 anos no Programa de Pós-Graduação de Patologia (PGPAT). A última edição foi oferecida em conjunto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Medicina Investigativa (PGBSMI). Foi aplicado como Metodologia o Ensino Baseado em Investigação e resultou em três publicações dos discentes na Ata de Ciências da Saúde, v7, n1 (2019). Na palestra de encerramento, Daniel explicou sobre o processo de elaboração, discussão e impacto dos artigos publicados com os estudantes de pós-graduação da Fiocruz Bahia.
Veja as fotos do evento: