Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Fiocruz Bahia vai realizar uma série de atividades para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 18 e 21 de outubro. Na programação estão previstas exposições, palestras, mesas-redondas e apresentação do documentário “Sonia e Zilton: ciência, saúde e amor”. O evento, que integra a programação nacional da Fiocruz na SNCT, será voltado a estudantes da rede pública de ensino, de forma presencial, com uma atividade remota.
O primeiro dia servirá para rememorar, junto aos estudantes, a história das instituições científicas do Brasil e da Bahia. As palestras “História das Ciências no Brasil” e “História da Fundação Oswaldo Cruz: ciência, saúde e projetos para o Brasil” serão ministradas pela historiadora Simone Kropf, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz. Haverá também a palestra “História da Fiocruz Bahia” com a presença de Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia, e Bernardo Galvão, pesquisador emérito da Fiocruz. Luis Fernando Adan, diretor da Faculdade de Medicina da UFBA, irá ministrar a palestra “Faculdade de Medicina da Bahia: fazendo história desde 1808”.
No dia 19 de outubro, haverá a palestra “Ciência e Tecnologia também é para meninas?”, promovida pelo British Council, um dos apoiadores do projeto Meninas Baianas na Ciência, realizado pela Fiocruz Bahia. Em seguida ocorrerá um bate-papo com o tema “Carreira Científica e os programas de formação do IGM”, com depoimentos de estudantes de Iniciação Científica e da Pós-Graduação da Fiocruz Bahia.
A exibição do documentário sobre o notável casal de cientistas Sonia e Zilton Andrade será seguida por um debate com participação dos pesquisadores Mitermayer Reis e Luiz Freitas, e mediação de Ulla Macedo, realizadora do filme. O último dia do evento contará com a sessão científica “Inovações no uso de grande volume de dados integrados na pesquisa em saúde”, transmitida de forma virtual pelo canal de Youtube da Fiocruz Bahia. A sessão será ministrada pela professora e vice-coordenadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/ Fiocruz Bahia) Maria Yuri Ichihara. Durante o evento, os estudantes poderão contemplar exposições com fotografias históricas do Instituto Gonçalo Moniz, da microscopia e de parte da Coleção Entomológica Mangabeira Sherlock.
Este ano a SNCT é voltada ao tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, escolhido para integrar a Semana às comemorações do bicentenário da independência brasileira. São 71 instituições cadastradas para promover atividades de divulgação científica em todo o país.