Fiocruz Bahia participa da 11ª edição da Flica, no Recôncavo Baiano

Getting your Trinity Audio player ready...

Com o objetivo de contribuir para a divulgação e popularização da Ciência, uma parceria entre a Fiocruz Bahia, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI) levou para a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo baiano, a oportunidade de conhecer de perto um pouco da inovação e tecnologia produzida através das ações e estudos desenvolvidos pelas instituições parceiras. Durante os dias 26 e 27 de outubro o estande localizado na Casa do Governo contou com realidade virtual, abordando os temas biologia, medicina e corpo humano, jogos científicos e com a presença do ‘Robozão’ – que fez a alegria dos visitantes. 

O estande, que recebeu mais de três mil visitantes durante os dois dias, também acolheu as atividades de Divulgação Científica realizadas pelo Projeto Ciência, Saúde e Cultura, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fabesp, que promoveu visualização de lâminas histológicas em microscópio, distribuição de brindes e bate-papo sobre a Fiocruz Bahia e as pesquisas promovidas pela instituição. 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou o estande da instituição e falou sobre a importância de um evento como a Flica, incentivando a literatura, oficinas, jogos e tantas atividades educativas. “É importante estimular a leitura e a escrita desde criança. Esse é um encontro entre quem já domina a leitura e a escrita e aqueles que querem começar a escrever e não há idade para isso. É importante estimular essas atividades para que possamos aumentar a análise crítica dessas pessoas e para que possamos escrever a nossa história, falando de índígenas, negros, crianças e sobre as nossas experiências”, afirmou. 

Para o professor de história do Colégio Edvaldo Brandão, em Cachoeira, Igor de Jesus da Silva, é importante garantir que a comunidade escolar participe deste tipo de atividade, tendo acesso ao ambiente de Divulgação Científica, dialogando com temáticas ligadas a diversas disciplinas. “O que vocês propuseram aqui é muito interessante, eu gosto de ver o interesse do aluno acerca das atividades e das questões que também permeiam a nossa vida. Aqui foi o espaço que acomodou a maior parte dos alunos e pudemos ver aqui que já trabalhamos em sala de aula. Foi realmente incrível”, disse. 

O evento contou ainda com o lançamento do livro Eu, jovem, prefeito de Salvador’, da jornalista Daniela Silva. A autora destacou a importância de levar o tema para o espaço de literatura, dialogando com as instituições em seus diferentes âmbitos de atuação e, principalmente, com a comunidade. “É uma oportunidade única pra gente dar visibilidade ao trabalho que começa na universidade, mas que tem efeito e aplicabilidade para a sociedade, é uma forma de demonstrar o nosso compromisso social”, afirmou. 

Maurício Santos, o jovem designer responsável por toda a identidade visual do livro também esteve presente e falou sobre a sua experiência. “Essa é de fato uma contribuição para as políticas públicas e poder apresentar isso na flica, tendo uma troca com outros jovens tão interessados é muito rico…realmente uma experiência inesquecível”, declarou. 

A Fiocruz Bahia segue com as atividades de Divulgação Científica em Cachoeira, com atividades realizadas em parceria com a Secretaria de Educação do município, promovendo feiras de ciência, rodas de conversa, oficinas e mostras de filmes através do Projeto Ciência, Saúde e Cultura, com o apoio da Fabesp. 

twitterFacebookmail
[print-me]