Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em comemoração ao 11 de fevereiro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher e Menina na Ciência, a Fiocruz Bahia lançará o projeto “Meninas baianas na ciência: conectando passado, presente e futuro”; a cerimônia será realizada às 09 horas, no dia 11 de fevereiro, no Auditório Aluízio Prata.
A proposta institucional contará com a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação; Política para Mulheres; de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Promoção da Igualdade Racial, além do diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz), Paulo Elian.
As ações da proposta serão debatidas no evento, bem como mecanismos de apoio e envolvimento do Estado nessa comemoração. O projeto, organizado pela Comissão Institucional formada pelas pesquisadoras da Fiocruz Bahia, Karine Damasceno, Isadora Siqueira e Natália Tavares, tem como objetivo incentivar meninas de escolas públicas de Salvador a conhecer e se interessar pelas áreas de ciência e tecnologia a partir dos exemplos de atuação de mulheres na ciência visando inspirar essa vocação. Um outro objetivo é fortalecer e divulgar o papel das mulheres nas atividades em áreas de ciência em saúde.
Em um segundo momento, 60 meninas serão selecionadas a participar do evento a ser realizado nos dias 16 e 17 de abril, na Fiocruz Bahia, quando serão realizadas palestras com mulheres reconhecidas, nacional e internacionalmente, que realizarão um levantamento histórico sobre mulheres brasileiras na ciência, bem como suas trajetórias profissionais influenciando na projeção da participação dessas meninas na ciência no futuro.
Também serão realizados workshops com temas diversos, ministrados por pesquisadoras e com a participação de alunas dos Programas de Pós-graduação, da Iniciação Científica e meninas do Programa de Vocação Científica (PROVOC).
Confira a programação: