Fiocruz Bahia implanta medidas institucionais de enfrentamento ao coronavírus

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus denominado SARS-CoV-2 (Covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, implementou medidas para prevenção e proteção da doença Covid-19 nos ambientes institucionais.

Discutida e aprovada, por unanimidade, em reunião do Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz Bahia, a vigência destas medidas, inicialmente prevista para valer até dia 31 de março, foi prorrogada por 15 dias a partir do dia 14 de abril de 2020. A Diretoria, entretanto, realizará reavaliação permanente da situação, com base na dinâmica do quadro epidemiológico relacionado à pandemia. As determinações estão em consonância com o Plano de Contingência da Fiocruz, das Orientações para a Gestão do Trabalho na Fiocruz e dos Planos de Contingência do Município de Salvador.

Ações como reuniões com profissionais de limpeza, manutenção, refrigeração e de diversas áreas foram realizadas para orientar quanto a procedimentos e cuidados gerais. Informações confiáveis, principalmente de material com orientação quanto à higienização correta das mãos e demais medidas de prevenção ao contágio do Covid-19 foram divulgadas interna e externamente.

Trabalhadoras grávidas/lactantes e todos com mais de 60 anos, que apresentem quadro de agravo (hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes não controlado, doenças pulmonares, tratamento oncológico e imunossuprimidos), foram colocados em trabalho exclusivamente remoto.

Os demais profissionais também estão em teletrabalho, com a possibilidade de convocação para a realização de atividades presenciais na Fiocruz Bahia, se consideradas essenciais. Os profissionais dos serviços de limpeza, manutenção e suporte ao biotério e canil estão trabalhando em escala.

As aulas dos programas de pós-graduação foram suspensas e poderão ser realizadas atividades em EAD. Já as defesas de teses e dissertações deverão ser realizadas sem público, em ambientes com portas/janelas abertas, e, quando possível, utilizar recursos de comunicação à distância. Eventos presenciais, em que esteja prevista grande concentração de pessoas, foram adiados ou estão sendo realizados à distância.

Plano de contingência da Fiocruz

A nova versão do Plano de Contingência da Fiocruz diante da pandemia pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) está disponível no Portal Fiocruz. O documento, atualizado em 30 de março de 2020, inclui as orientações para os trabalhadores já divulgadas pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) em 24 de março, bem como as orientações para a área de ensino, detalhadas pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). 

A versão 1.3 também incorpora os guias de saúde mental, alimentação e exercício físicos, elaborados pela equipe de Saúde Mental e Trabalho da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe). Clique aqui para acessar.

twitterFacebookmail
[print-me]