Fiocruz Bahia encerra 2018 com reunião de balanço anual

Getting your Trinity Audio player ready...

Aconteceu, ontem (17), no auditório Aluízio Prata, a reunião de Balanço Anual 2018 da Fiocruz Bahia. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, dentre pesquisadores, servidores e  colaboradores do instituto. A apresentação foi realizada pela diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves. Ao final, foi exibido o vídeo institucional de final de ano.

Marilda agradeceu aos vice-diretores e a toda comunidade e pontuou como o ano de 2018 foi positivo para a instituição. “A gente tem feito da Fiocruz Bahia uma instituição que trabalha em unidade”, afirmou. Durante a apresentação, a diretora deu ênfase em alguns dados, que foram resultados das produções no ano de 2018. Entre eles estão os 137 artigos científicos publicados, sendo 41 com o formato Open Acess.

O fator de impacto das publicações cresceu de 3,2 para 4,03, com publicações em revistas com alta confiabilidade como a PLoS, Frontiers, Nature, BMC e Hindawi. A diretora também mencionou o edital promovido pelo Chan Zuckerberg Biohub, no qual a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Juliana Perrone, foi contemplada.

Em relação ao Ensino, o número de alunos matriculados esse ano cresceu, comparado a 2017, nos dois programas de pós-graduação: o curso Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), com 96 matriculados em 2018, e o curso de Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI), com 108. O Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) também foi ampliado com 8 bolsas do CNPq, resultando em 84 estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica.

No âmbito da Gestão, a diretora ressaltou que 82 servidores foram capacitados em 2018, com cursos como Primeiros Socorros, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ainda, foram realizados eventos para os colaboradores da instituição, que abordaram temas como saúde mental, suicídio e câncer de mama, promovido pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST) e a palestra sobre Bem Estar realizada pela Fiocruz Saudável, a fim de promover melhorias no ambiente de trabalho. Este ano, a Fiocruz Bahia também passou por melhorias tanto na área de infraestrutura como nos serviços de Tecnologia da Informação. 

Confira a cobertura fotográfica:

twitterFacebookmail
[print-me]