Getting your Trinity Audio player ready...
|
O documentário “Sonia e Zilton – ciência, saúde e amor” já está disponível no canal do YouTube da Fiocruz Bahia. O filme narra a trajetória científica e pessoal do casal de Pesquisadores Eméritos da Fiocruz, reconhecido por suas contribuições aos estudos nas áreas de Patologia, Parasitologia e das Doenças Tropicais.
Clique aqui para assistir.
O longa-metragem, que conta com depoimentos de familiares, colegas e dos cientistas biografados, foi realizado através do edital interno de Memória Institucional da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e faz parte das ações de resgate e preservação da memória da Fiocruz.
A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, reforça a intenção de também narrar, através da história do casal Andrade, a história do Instituto Gonçalo Moniz, sede da Fiocruz Bahia. “Esse momento é muito especial, porque Dr. Zilton e Dra. Sonia foram muito importantes na formação do instituto”. O projeto tornou-se possível através do uso do acervo físico do casal Andrade, assim como de entrevistas previamente gravadas com os cientistas.
Autoridades internacionais no estudo de doenças tropicais parasitárias, como a doença de Chagas, Sônia Gumes Andrade e Zilton de Araújo Andrade colecionaram títulos e trabalhos publicados ao longo de quase meia década de trabalho. Juntos, os pesquisadores fizeram parte da implantação dos cursos de mestrado e doutorado em Patologia Humana e Experimental na UFBA realizado em Ampla Associação com a Fiocruz Bahia. Casados em 1953, construíram uma família com seis filhos.
Ficha técnica do filme
Duração: 63 min
Direção: Ulla Macedo
Realização: Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia