Getting your Trinity Audio player ready...
|
Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público é um marco para valorizar o trabalho dos funcionários públicos que atuam no setor público brasileiro. Nos dias 24 e 25 de outubro, a Fiocruz Bahia promoveu uma série de atividades em comemoração aos servidores públicos da instituição. Entre os dias 24 e 25 de outubro, foram realizadas homenagens, sessão de cinema e ofertas de serviços de saúde e bem-estar para toda a comunidade Fiocruz Bahia.
O evento foi organizado pela servidora Daniela Cerqueira, analista de gestão no Serviço de Gestão do Trabalho (SGT). Ela explicou que o objetivo do evento “é reconhecer a importância dos servidores, através do seu trabalho, para manutenção e melhoria a saúde pública da população”, afirmou.
O primeiro dia do evento iniciou com um quiz com curiosidades sobre a história da Fiocruz e do Instituto Gonçalo Moniz (IGM), unidade da Fundação na Bahia, e um vídeo que exibiu em fotos o histórico dos servidores do instituto. Os ganhadores do quiz foram Eduardo Albuquerque, servidor do setor de Tecnologia da Informação (TI), e a diretora da Fiocruz Bahia Marilda Gonçalves.
“Eu sempre me emociono quando falo da Fiocruz e do IGM. Todos nós estamos juntos com um único objetivo: ver a nossa instituição sendo reconhecida e desenvolver bem o nosso trabalho”, iniciou Marilda Gonçalves. A diretora frisou que considera todos os membros que integram o instituto como parceiros. “A coisa que mais me orgulha é quando meu pai, que tem 97 anos, ouve falar da Fiocruz e, em qualquer lugar, ele me diz: ‘Olha a Fiocruz, minha filha’. Meu maior orgulho é ser reconhecida pelo meu pai”, completou.
Eduardo Albuquerque recordou como durante a pandemia os esforços do instituto tornaram-se mais amplamente conhecidos pelo público. “A vez em que me senti mais reconhecido foi no final de 2020, quando estivemos em maior evidência. Vizinhos me viam com a camisa da Fiocruz e me agradeciam. Ali eu vi a Fiocruz sendo importante”.
Houve a oferta de serviços de Enfermagem, Nutrição, Oftalmologia, Odontologia e de uma roda de Terapia Comunitária. O acolhimento de saúde foi realizado por meio de parceria entre o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST), o Centro de Promoção à Saúde Universitária Rubens Brasil (Smurb) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com a Clínica Olhar Bem.
Para promover o bem-estar, também foram ofertadas terapias integrativas de Massagem Relaxante, Limpeza de Pele e Auriculoterapia, este último ofertado por Paula Barbosa, secretária do Setor de Compras e Licitações. Para ela, a programação do Dia do Servidor Público só reforça o quanto a Fiocruz Bahia se preocupa com seus colaboradores. “Eu apoio muito atividades que visem melhorias para preservar a saúde e bem-estar dos profissionais, pois isso traz benefícios não só a nível profissional, mas principalmente pessoal. Ao se sentirem valorizados, os colaboradores tendem a ficar mais felizes e motivados”, opinou.
Fernanda de Souza, servidora no Biotério do IGM, pôde participar de três dos serviços de saúde ofertados. “Eu fiquei muito satisfeita com tudo. Cuidar de si é algo muito importante. Esse é um evento muito interessante”, avaliou. As atividades de bem-estar também foram facilitadas por Esmeralda Lisboa, gestora de plano de saúde da Fiocruz Bahia, e pela consultora de beleza independente Izabel de Souza.