Estudante do PgPAT recebe menção honrosa no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2022 

Getting your Trinity Audio player ready...
Sara Nunes, autora da tese que recebeu menção honrosa.

A tese intitulada “O papel do miR-193B e miR-205 na exposição in vitro de diferentes células humanas à leishmania braziliensis” recebeu menção honrosa no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses de 2022 da Fiocruz. A tese foi desenvolvida por Sara Nunes de Oliveira Araujo, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PgPAT), sob orientação da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Natalia Machado Tavares.  

Defendida em janeiro de 2022, a tese estuda o papel dos microRNAs, que são pequenos RNAs endógenos não codificantes, na atuação contra o desenvolvimento da leishmaniose cutânea. A pesquisa trabalha com dois microRNAs, entre os quais o miR-205, cuja descoberta permite propor uma nova abordagem terapêutica para a doença.  

Segundo o edital do Prêmio, o critério na escolha dos trabalhos reconhecidos é o “elevado valor para o avanço da saúde nas áreas de atuação da Fiocruz”. A pesquisadora Natalia Tavares relata a alegria que sente em ver os frutos da dedicação de sua orientanda. “Poder ver toda a dedicação e empenho de Sara no desenvolvimento de sua tese, escrita com tanto cuidado e amplamente elogiada pela banca avaliadora, ser agora apreciada nacionalmente é um reconhecimento que ela merece muito”, declara.  

“Eu não poderia estar mais orgulhosa e feliz em ter sido sua orientadora desde o mestrado. Essa conquista é resultado da trajetória belíssima que ela tem na pesquisa e tenho certeza de que muitas outras virão”, completa Natalia. 

Com a defesa da tese, Sara prosseguiu para o pós-doutorado no PgPAT, dando continuidade à pesquisa. “O reconhecimento deste trabalho incentiva a continuidade de estudos que buscam novas estratégias terapêuticas em doenças negligenciadas”, assegura a pesquisadora. “Estou feliz por estar entre os melhores trabalhos avaliados em nível nacional e acredito que esse reconhecimento impactou o nosso grupo de pesquisa de forma muito positiva. É gratificante poder contribuir com os avanços científicos em uma área que ainda há tanto a ser descoberto”. 

A cerimônia oficial da premiação irá ocorrer no dia 14 de outubro, às 10 horas. Previsto para acontecer em formato híbrido, o evento presencial será realizado em Manguinhos, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.  

twitterFacebookmail
[print-me]