Getting your Trinity Audio player ready...
|
A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Patologia Humana (PGPAT – UFBA/Fiocruz Bahia) María Belen Arriaga Gutiérrez apresentou um dos trabalhos associados à sua tese, no Global Health Grand Rounds, da Vanderbilt University (EUA), no dia 7 de desembro. O fórum é uma iniciativa da Vanderbilt para discussão de estudos de grande impacto na área de Saúde Pública. O estudo desenvolvido pela estudante demonstrou uma nova abordagem estatística para testar representatividade de grandes coortes prospectivas, em populações em situações em que bancos clínicos e epidemiológicos são interconectados.
O trabalho, que utilizou dados do consórcio Regional Prospective Observational Research in Tuberculosis (RePORT) Brasil e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), contou com colaboração com investigadores de diversas instituições nacionais e internacionais, além do Ministério da Saúde. A estudante já apresentou o mesmo estudo em reunião científica do National Institutes of Health (NIH/ EUA).
O objetivo do projeto de María Arriaga é identificar determinantes clínicos e epidemiológicos da susceptibilidade à infecção por Mycobacterium tuberculosis e resposta terapêutica em pacientes com tuberculose no Brasil. “O evento foi uma grande oportunidade para eu apresentar os resultados do estudo usando dados do SINAN e do consórcio RePORT-Brazil, um novo olhar com uma ferramenta estatística para resultados mais confiáveis. Em resumo, foi enriquecedor para mim em todos os sentidos”, comentou María sobre sua participação no evento.
Desde o início do doutorado até o momento, a doutoranda fez parte de 33 publicações indexadas ao Pubmed. Destas, três estão diretamente relacionadas à sua tese. Outras seis publicações que também estarão contidas na tese estão em processo de revisão por pares. As outras publicações englobam vários temas diferentes, desde outras doenças infecciosas, como Zika e HIV, a patologias não infecciosas, como anemia falciforme e esteatose hepática.
O número expressivo de publicações em revistas de alto fator de impacto tornou María Arriaga peça fundamental do grupo analítico liderado pelo pesquisador da Fiocruz Bahia e orientador da doutoranda, Bruno Bezerril, a MONSTER Initiative. Em 2019, María se tornou Research Assistant do consórcio multinacional RePORT International, no qual ela lidera um grupo de análises estatísticas avançadas focado na identificação de determinantes clínicos, epidemiológicos, genéticos e imunológicos da tuberculose. O RePORT International possui centros no Brasil, África do Sul, Índia, China, Filipinas e Indonésia e é reconhecido como a maior rede para estudos de biomarcadores em tuberculose no mundo. A participação da estudante é fundamental para o funcionamento analítico do consórcio.
De acordo com María, o PGPAT é muito significativo para a sua trajetória acadêmica. “Em conjunto com meu orientador e a coordenadora do PGPAT, Valéria Borges, o programa me proporcionou a participação em eventos e a possibilidade de desenvolver pesquisa com dados do meu país de origem, Peru. Além disso, ambos também proporcionaram uma vasta experiência com colaboradores nacionais de diferentes estados como Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas, bem como internacionais”, declarou.
Para Valéria Borges, o desempenho da discente María é motivo de orgulho pela sua dedicação e reconhecimento. “Além disso, seu projeto de tese, em cooperação com diversos países, contribui para consolidar o investimento nas ações de internacionalização do Programa”, comentou.
Além das suas atividades como doutoranda e Research Assitant do RePORT International, a estudante co-orienta diversos estudantes de iniciação científica do grupo, incluindo vários do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) da Fiocruz Bahia, além de estudantes de mestrado. O grupo de estudantes, sob sua co-supervisão, acumula diversas publicações de reconhecimento internacional.
“María foi a profissional com quem tive oportunidade de trabalhar que apresentou o amadurecimento científico mais eficiente e rápido que já vi. Ela é impressionante e posicionou a epidemiologia clínica no epicentro dos nossos estudos, que eram anteriormente dominados pela imunologia. Com a María, nosso grupo é melhor, e as nossas contribuições têm maior probabilidade de impacto relevante na vida das pessoas. Sou extremamente grato pela oportunidade de trabalhar e aprender com ela todos os dias”, afirmou Bruno Bezerril.
Sobre a estudante
María Gutiérrez nasceu em Huancayo, Peru, e é enfermeira pela Universidade Federico Villarreal (Lima, Peru). Iniciou sua trajetória profissional em ensaios clínicos logo após o final da graduação, atuando em instituições como Otsuka e Partners in Health, no Peru. Foi bolsista da Organização de Estados Americanos (OEA) durante o seu mestrado em Medicina e Saúde na Universidade Federal da Bahia (UFBA), que foi iniciado em 2015. Em 2017, iniciou o doutorado no PGPAT, da UFBA em Ampla Associação com a Fiocruz Bahia, sob orientação do pesquisador e docente permanente do PGPAT, Bruno Bezerril Andrade.