Getting your Trinity Audio player ready...
|
O estudante do Programa de Pós-graduação de Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) da Fiocruz Bahia, Pedro Santos, recebeu o prêmio Jovem Pesquisador na categoria Mestrado pelo trabalho apresentado no 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop 2019).
O estudo “Avaliação de risco ocupacional e dinâmica da estrutura populacional de Schistosoma mansoni em trabalhadores de hortifruticulturas em Salvador, Bahia” foi orientado pelo professor da Fiocruz Bahia, Lucio Barbosa, e foi escolhido entre outros 14 trabalhos selecionados no evento organizado pela SBMT.
Para Pedro, a premiação foi uma surpresa e satisfação após muita dedicação dele e do grupo de pesquisa que faz parte do Laboratório de Patologia e Biologia Molecular (LPBM). “Quando chegou o e-mail da comissão organizadora relatando que nosso trabalho foi selecionado por eles, entre tantos outros, para concorrer a premiação de Jovem Pesquisador na categoria em que hoje me insiro, foi um motivo de muita felicidade para a nossa equipe e para mim”, relatou.
“No dia da apresentação oral, foi reiterado que os trabalhos selecionados para a banca avaliadora já eram trabalhos de destaque. Na noite de abertura do evento foi anunciado os vencedores de cada categoria e tive a imensa satisfação e felicidade em receber este prêmio que é fruto de muito trabalho e dedicação da nossa equipe”, comemorou o estudante.
Ainda, o estudante disse que essa premiação o motiva a seguir a carreira acadêmica, mesmo com um cenário não favorável na ciência. “A vontade de querer contribuir com a melhoria de vidas através da saúde pública e compartilhamento do conhecimento é muito mais forte. E com isso, espero continuar a dar respostas a sociedade e trabalhar na solução de problemas através de um futuro doutorado e outras oportunidades no universo acadêmico”, apontou.
Sobre a premiação
O Prêmio Jovem Pesquisador, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), é uma condecoração dada nos pré-cursos e Congressos de Medicina Tropical à melhores apresentações e trabalhos submetidos. O objetivo é estimular jovens pesquisadores da área de medicina tropical a desenvolver suas investigações. O prêmio é dado nas categorias graduação, mestrado ou doutorado.
A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), fundada em 1962, apoia órgãos públicos e particulares envolvidos no enfrentamento e controle de doenças tropicais, infecciosas e parasitárias, em várias frentes de apoio, respeitando as diretrizes do SUS. Dentre os diversos objetivos, busca promover e incentivar estudos e pesquisas relativos à Medicina Tropical, dar assessoria técnico-científica, estimular educação permanente; e promover eventos de âmbito internacional, nacional e regional e intercâmbio cultural com instituições científicas.