O Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) tem o objetivo a formação acadêmica de estudantes de graduação por meio dos Programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica (PIBIC) e (PIBITI), bem como contribuir com a capacitação de recursos humanos em pesquisa, atuando de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Desta maneira, os pesquisadores do Instituto Gonçalo Moniz (IGM) atuam de forma ativa na orientação, acompanhamento e avaliação do desempenho de estudantes do ensino médio e superior buscando estimular o interesse científico e capacitar estes jovens para cursos de graduação e pós-graduação.
O PROIIC contempla estudantes de ensino médio da Rede Pública local (Programa IC-Jr) e a IC propriamente dita, destinada a estudantes de graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior, localizadas no estado da Bahia, para o desenvolvimento de pesquisa científica, sob a supervisão de um orientador, com reconhecida competência científica
Seleção:
O IGM possui cotas de bolsas fomentadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e CNPq/Fiocruz.
Avaliação:
Neste encontro, todos os bolsistas (IC) apresentam oralmente seus resultados parciais/final e são avaliados por uma banca de examinadores com reconhecida competência científica.
Objetivos gerais:
a) Contribuir para a formação de recursos humanos em saúde pública;
b) Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional ligada a saúde pública ;
c) Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
d) Contribuir para a formação de estudantes, dando-lhes oportunidades de adquirir conhecimentos teóricos e práticos, e identificar futuros pesquisadores para promover o crescimento e a perpetuidade da missão institucional.
Objetivos específicos:
Em relação às instituições:
a) Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária;
b) Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação;
c) Qualificar alunos para os programas de pós-graduação.
Em relação aos orientadores:
Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.
Em relação aos bolsistas:
Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com problemas de pesquisas.
Coordenadora
Drª Juliana P B Menezes Fullam
Clique aqui para acessar o site do Programa PIBIC/FIOCRUZ/RJ.