ELSA-Brasil lança boletim no dia mundial do Meio Ambiente

Getting your Trinity Audio player ready...

Na perspectiva de que o ambiente influencia a saúde, o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) apresentou o boletim dedicado ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No documento são divulgados os principais resultados sobre a relação de características do ambiente de moradia com a saúde dos participantes do projeto.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de junho e foi estabelecido em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, Suécia. A data é dedicada à mobilização da sociedade para a conscientização sobre os problemas ambientais e para o desenvolvimento de ações de preservação dos recursos naturais e de desenvolvimento sustentável.

A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Conceição Almeida, é vice-coordenadora do ELSA na Bahia. Para baixar o boletim na íntegra, acesse aqui.

ELSA-Brasil

O ELSA-Brasil é uma investigação multicêntrica de coorte composta por 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, proposto pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A pesquisa tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes. Investiga, também, as associações entre as doenças e os fatores biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais e sociais. Com Centros de Investigação distribuídos em seis estados, tem como objetivo também analisar as possíveis variações regionais relacionadas a essas enfermidades no país.

Para isso, foi selecionado um consórcio formado por seis instituições de diferentes estados do país: Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), Universidade de São Paulo (USP), e as universidades federais da Bahia (UFBA), Espírito Santo (Ufes), Minas Gerais (UFMG) e Rio Grande do Sul UFRGS).

Texto: Jamile Araújo com supervisão de Júlia Lins.

twitterFacebookmail
[print-me]