Diretora da Fiocruz Bahia participa da posse da secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

Realizada na tarde da segunda-feira (16), a solenidade de transmissão de cargo oficializou a posse de Elisângela Araújo à Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM). Agricultora familiar e sindicalista, Araújo assumiu a SPM em um evento realizado na sede da Governadoria, com a presença de autoridades públicas e parceiros da SPM. A solenidade contou com a presença das antigas gestoras da pasta Julieta Palmeira, que exerceu o último mandato, Olívia Santana e Vera Lúcia. Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia esteve presente.

A primeira-dama do estado Tatiana Velloso também participou, assim como secretárias e secretários governamentais, deputadas e deputados federais e estaduais, vereadores, representantes de entidades sindicais – entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia (SINTSEF-BA); servidores de órgãos governamentais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia (OAB/BA), Conselho Regional de Farmácia (CRF/BA) e de movimentos sociais, entre outros.

Marilda Gonçalves comentou que a SPM tem sido uma grande parceira da Fiocruz Bahia, com apoio e participação em vários projetos institucionais, em especial o Meninas Baianas na Ciência. Também mencionou a participação da Fiocruz Bahia na Rede Mulher Solidária da Secretaria. “Agradecemos a Dra. Julieta Palmeira por todo o apoio recebido, foi muito importante para nossa Fiocruz. Desejamos uma excelente gestão à secretária Elisângela Araújo. Estaremos juntas na luta pelo reconhecimento da participação feminina na nossa sociedade, por menos violência e por mais trabalho, que todas tenham uma vida digna e de grandes conquistas”, declarou a diretora.

Emocionada, Elisângela Araújo recordou as mulheres da família e companheiras do movimento sindical que a auxiliaram a chegar até a SPM. A secretária iniciou sua fala lendo um trecho do poema “A noite não adormece nos olhos das mulheres”, escrito por Conceição Evaristo em memória à intelectual, vítima de feminicídio, Beatriz Nascimento. “Quando uma mulher é morta, um pedaço de nós também morre”, afirmou.

A secretária declarou que a sua gestão na SPM estará focada em continuar lutando pela inclusão sócio produtiva das mulheres baianas do campo e da cidade e por uma educação não sexista. “Contem comigo para transformar a vida de todas as mulheres baianas, oferecendo melhor qualidade de vida, com acesso à cultura, educação e emprego”, finalizou.

“Fui uma gestora feminista”, declarou Julieta Palmeira, ex-secretária. A médica reforçou que é necessário pensar no momento político atual e como ele afeta os direitos das mulheres. “Quando a democracia se retrai, a vida das mulheres piora fundamentalmente. Nós não somos um nicho da população, somos maioria. Tudo o que afeta a população, afeta essencialmente as mulheres e o povo negro”.

Julieta Palmeira utilizou o termo “esperançar”, cunhado por Paulo Freire, para falar sobre o papel que as políticas públicas para mulheres devem exercer na sociedade. “O governo precisa saber que é preciso esperançar, é entender que é preciso transformar a realidade. É uma nova perspectiva, no âmbito do Estado, que paute não só políticas imediatas, mas também políticas que mexam com essa estrutura desigual para as mulheres”.

A solenidade contou com um momento cultural, com a participação da banda de mulheres Yayá Muxima, realizando a execução do Hino Nacional e do Hino ao 2 de Julho. Foram prestadas homenagens às gestoras da SPM e também a duas servidoras da pasta, escolhidas como representantes da diversidade que a secretaria defende. Milena Passo, coordenadora do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e primeira mulher trans nomeada em uma Secretaria de Políticas para Mulheres no Brasil, e a motorista Valdineia Nunes receberam a cortesia em nome da equipe da secretaria.

twitterFacebookmail
[print-me]