Derramamento de petróleo e impactos na saúde é tema de seminário

Getting your Trinity Audio player ready...

Será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, na Fiocruz Bahia, o Seminário Derramamento de Petróleo e Impactos na Saúde. A programação acontece no Pavilhão Aluízio Prata, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30.

O evento, promovido pela Diretoria do Instituto Gonçalo Moniz em parceria com instâncias governamentais e instituições de ensino e pesquisa, visa discutir junto à comunidade, os impactos causados à saúde e ao meio ambiente, e como seus desdobramentos têm afetado a população.

Desde o final de agosto, quando foram identificados os primeiros vestígios do derramamento, cerca de 2.500 km do litoral nordestino foram atingidos, sendo a Bahia o território mais afetado. Diante da incerteza sobre a evolução das manchas, o Seminário propõe o diálogo entre as diferentes esferas governamentais, instituições de pesquisa e universidades, além de trabalhadores e representantes das comunidades que têm sofrido com o desastre ambiental.

Com o objetivo de propor ações que possam ajudar a sanar esses problemas a curto, médio e longo prazo, a programação irá abordar temáticas como: técnicas de contenção do óleo, impactos na vida marinha, impactos na geração de renda e a atuação dos órgãos competentes diante do desastre.

A atividade será realizada em parceria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca -ENSP, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – VPAAPS, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, além da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA, da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde – SUVISA e da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador – DIVAST.

Confira a programação:

 

twitterFacebookmail
[print-me]