Concurso ampliará quadro de servidores na Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou, em dezembro do ano passado, três editais do Concurso Fiocruz 2023/2024. Foram oferecidas 300 vagas de nível superior, igualmente distribuídas para os cargos de Tecnologista em Saúde Pública, Analista de Gestão em Saúde e Pesquisador em Saúde Pública, com vagas em várias unidades da Fundação, no Rio de Janeiro e demais estados. Para a Fiocruz Bahia, foram destinadas 13 vagas, para as quais tiveram, para os perfis de Analista, 556 inscrições confirmadas, os perfis de Tecnologista tiveram 553 e para Pesquisador foram 161, de acordo com dados da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) da Fiocruz.

“É a primeira vez, depois de sete anos, que a Fiocruz volta a contratar profissionais pela via do concurso público. Estamos muito felizes com isso”, declarou o presidente da Fundação, Mario Moreira, no lançamento dos editais. “A expectativa é que nos próximos três anos tenhamos também editais de chamamento público. A gente sabe que o déficit da Fiocruz é muito maior que esse número de vagas, mas é um bom início, um início promissor”, observou.

Para a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, a realização do concurso público é um momento institucional importante. “Representa o comprometimento com o futuro, a escolha de profissionais que integrarão o elenco de servidores, a agregação de conhecimentos e lideranças novas, para a renovação e o enfrentamento dos desafios que estão sendo postos no cenário de saúde pública delineado atualmente”, afirmou.  

As provas foram realizadas nas cidades brasileiras em que a Fiocruz mantém unidades, mesmo quando o candidato concorreu a uma vaga em cidade diferente. As provas objetivas e discursivas foram realizadas em abril e, entre os dias 23 de julho e 01 de agosto, ocorreram nas dependências da Fiocruz Bahia, a apresentação pública para as bancas de Análise de Títulos e Defesa de Memorial dos 35 candidatos classificados para os Perfis de Pesquisador em Saúde Pública da unidade.

Quinze profissionais participaram das bancas examinadoras como Membros Titulares, sendo três em cada perfil. Entre estes, servidores e pesquisadores atuantes em outras unidades da Fiocruz, como o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto Carlos Chagas (ICC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) além de professores doutores de instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Instituto Evandro Chagas.

Confira os cargos e os perfis das vagas para a Fiocruz Bahia:

Pesquisador em Saúde Pública (5 vagas)
Perfis: Biologia de Sistemas, com foco em Genômica e Transcriptômica de Células Individuais; Pesquisa Clínica; Virologia Evolutiva e Computacional; Ciência de Dados em Saúde; e Medicina e Saúde Pública de Precisão.

Tecnologista em Saúde Pública (4 vagas)
Perfis: Citometria de fluxo; Vigilância Molecular e Sequenciamento de Nova Geração, com foco em Genômica e Transcriptômica; Saúde do trabalhador; e Arquitetura, com Ênfase em Segurança do Trabalho.

Analista de Gestão em Saúde (4 vagas)
Perfis: Gestão de Compras/Licitações; Gestão de Contratos e Convênios; Gestão de Materiais/Patrimônio; e Planejamento, Orçamento e Cooperação.

Texto: Júlia Lins, com informações da AFN.

twitterFacebookmail
[print-me]