Build what you love: aula inaugural discute educação, ciência e tecnologia

Getting your Trinity Audio player ready...

Realizada no dia 11 de março, através da plataforma virtual Zoom, a aula inaugural dos programas de pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI), em Patologia Humana e Experimental (PgPAT – UFBA/Fiocruz Bahia) e em Pesquisa Clínica (PPgPCT)  reuniu alunos, professores, coordenadores e demais colaboradores dos programas. O evento contou com a palestra intitulada “Build what you love”, ministrada pela bióloga Khady Sall, fundadora da organização sem fins lucrativos Science Education Exchange for Sustainable Development (SeeSD), para promover a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), no seu país de origem, Senegal.

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, abriu o encontro dando boas-vindas aos participantes e reforçando a importância do momento, mesmo após tantas restrições impostas pela pandemia da Covid-19. “É uma honra ter todos vocês e a nossa palestrante aqui. Estar, hoje, começando mais um ano letivo, é muito importante para todos nós”, afirmou. Em seguida, a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Patrícia Veras, que mediou o encontro, apresentou a palestrante e agradeceu a participação de Khady Sall. 

A palestrante iniciou falando sobre a sua experiência com a educação, ciência e tecnologia e da decisão de voltar para a sua cidade natal após o doutorado, com o objetivo de incentivar a educação científica para alunos de todas as idades, atuando de forma simples, com referências presentes no cotidiano e no modo de vida local. A convidada destacou as dificuldades, a falta de recursos humanos, além das diversas formas de desigualdade e preconceito enfrentados nesse percurso. Atualmente, a SeeSD atua na realização de atividades práticas que proporcionam o pensamento crítico e a iniciação científica, além de oficinas e eventos ligados ao tema. A organização também recruta e treina voluntários que desejam contribuir com a causa.

Durante a apresentação, Khady Sall ainda defendeu a importância de uma educação inclusiva, capaz de abranger o maior número e diversidade de pessoas. Após a exposição, o espaço foi aberto para perguntas e contribuições, que foram debatidas com a convidada. A vice-diretora de Ensino da Fiocruz Bahia, Claudia Brodskyn, finalizou o evento apresentando aos estudantes o funcionamento da instituição, as equipes dos cursos de pós-graduação e tirando as dúvidas dos alunos.

Sobre a palestrante

Khady Sall tem doutorado em genética da dormência das sementes e a tolerância à seca, pela Universidade Estatal do Oregon em Corvallis – USA (2017). Dirige o recém criado Ubbil, um laboratório de inovação e Universidade Virtual do Senegal, em Dakar. Clique aqui e acesse o artigo da Nature sobre a palestrante.

 

twitterFacebookmail
[print-me]