A Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant’Anna, situada no Instituto Gonçalo Moniz, integra a Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sendo mantida por essa Fundação e, através de convênios específicos, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
A BEPS possui como missão disponibilizar, informação na área biomédica, com especial ênfase nas áreas de doenças infecciosas e parasitárias, patologia e imunologia, para profissionais atuando na área da saúde e para alunos de graduação e pós-graduação. O serviço de informação dá-se tanto por meio de periódicos, livros e teses científicos, quanto através de terminais conectados a portais da Internet de periódicos e de bases de dados científicos.
Os usuários da BEPS contam com a assessoria de profissionais capacitados para orientar sobre os serviços disponíveis.
Acervo
– Periódicos científicos (estrangeiros e nacionais)
– Monografias (livros, folhetos, teses e dissertações)
– Bases de dados bibliográficas (Medline/PubMed e Ovid; Embase; Web of Science; Scopus; Cinahl e outras)
O acervo está armazenado em uma área de 646.80m2, com módulos de estantes deslizantes com aproximadamente 3.300 títulos de periódicos, que perfaz um total de 300.000 números de periódicos; 1.500 exemplares de teses e dissertações digitalizadas; 5.000 livros e 100 DVDs.
Módulo 1 Livros, Teses e Periódicos a partir de 1980.
Módulo 2 Periódicos até 1979, periódicos de resumos e duplicatas, referências, CDs.
Dez computadores estão disponíveis para acesso às bases de dados, aos catálogos e demais serviços, assim como à internet.
A biblioteca faz parte da REDE BIREME utilizando-se a Metodologia SeCS, para automatização do acervo de periódicos, e LILDBI para a indexação das monografias e materiais não convencionais. Usa-se para a representação temática o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Pesquisa de acervos pelo novo sistema ALEPH.
.