Getting your Trinity Audio player ready...
|
No mês de setembro, a Fiocruz Bahia exibiu o filme A Loucura Entre Nós, da diretora Fernanda Fontes Vareille. Promovido pelo projeto Rede Diálogos, que visa o desenvolvimento integral do servidor da fundação, o evento contou com a participação do psiquiatra Marcelo Veras, autor do livro A loucura entre nós: uma experiência lacaniana no país da Saúde Mental, que aborda sua experiência de sete anos como diretor do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador, e cuja história inspirou a realização do filme.
Atualmente, Marcelo Veras é diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), médico do Hospital Universitário Professor Edgard Santos e professor de pós-graduação da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em Psicanálise e atua, principalmente, em temas como contemporaneidade, psicanálise, saúde mental, Freud e Lacan.
A Fiocruz Bahia apoia a campanha do Setembro Amarelo de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em entrevista, o psiquiatra contou como foi a experiência de ver seu livro transformado em um filme e conversou também sobre os fatores sociais acerca do suicídio, a influência do trabalho na saúde mental e a importância do diálogo como suporte emocional.
Confira: