Aula inaugural marcou início das atividades acadêmicas da Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

A aula inaugural da Fiocruz Bahia foi realizada no dia 27 de março, com o tema ‘Inteligência artificial (IA) e sua aplicação na pesquisa em saúde’, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Barbara Coelho. O público foi recebido pela Vice-Diretora de Ensino da Fiocruz Bahia, Claudia Brodskyn e pela coordenadoras dos programas, Clarissa Gurgel, Deborah Fraga e Conceição Almeida. A aula contou com a participação virtual da Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado.

O evento reuniu, principalmente, professores e estudantes dos programas de pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI) e em Patologia Humana (PGPAT – UFBA/Fiocruz Bahia) e do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica (PGPCT), marcando o início das atividades acadêmicas.

A vice-presidente falou da importância do momento de abertura do ano letivo, com a chegada de novos estudantes e de novas questões. “A pós-graduação é um período de muito aprendizado e muitos desafios, tem dificuldades e insegurança no caminho. Mas há, sobretudo, oportunidades, perspectivas profissionais e descobertas. Trabalhar com ciência, com pesquisa e com saúde pública é maravilhoso. Que vocês tenham um ano letivo excelente, que esse período na Fiocruz seja muito produtivo para a vida pessoal e profissional de vocês”, concluiu a Machado.

Claudia Brodskyn, deu as boas-vindas aos pós-graduandos. “Hoje vamos começar oficialmente as nossas atividades com a aula inaugural. Os nossos programas de pós-graduação trabalham também para o Sistema Único de Saúde (SUS), isso é importante e encorajador”, afirmou a vice-diretora.

Durante a apresentação, Barbara Coelho abordou a importância da IA na área da saúde e ressaltou que as discussões devem ser tratadas de forma que acompanhem as questões éticas. “A área de saúde sempre trabalhou com grandes volumes de dados e a ética faz parte. Está todo mundo meio deslumbrado com o nível de avanço que a gente tem agora, o patamar de desenvolvimento que temos hoje é muito grande, não só a IA, mas também evolução da computação quântica. E a junção de ambas tecnologias na área de saúde é algo extraordinário. A IA tem potencial de agregar e favorecer muito grande”, declarou.

A palestra foi gravada e está disponível no canal do Youtube da Fiocruz Bahia.

twitterFacebookmail
[print-me]