Atividades de divulgação científica marcam participação da Fiocruz Bahia no Bon Odori

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia participou do XV Festival da Cultura Japonesa e 30º Bon Odori, organizado pela Associação Cultural Nippo Brasileira de Salvador (Anisa), que foi realizado no Parque de Exposições de Salvador, de 25 a 27 de agosto, reunindo milhares de pessoas para celebrar a cultura japonesa, com atrações para todas as idades. O primeiro dia contou com a visita de escolas públicas.

As atividades de divulgação científica no estande da Fiocruz Bahia foram apresentadas por pesquisadores, técnicos e estudantes de pós-graduação da instituição, que abordaram técnicas histológicas, o ciclo da esquistossomose e outros helmintos, insetos vetores, extração de DNA, câncer de mama, dentre outros temas. Também ficaram à disposição dos visitantes, jalecos, óculos de proteção, balões volumétricos coloridos e adereços em alusão ao bigode de Oswaldo Cruz para as crianças tirarem fotos como tema “Futuros cientistas”.

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, salientou a oportunidade que o festival oferece para a instituição participar com um ambiente para a divulgação e comunicação científica em saúde. “Como de costume, nós recebemos vários visitantes, que estavam curiosos por saber questões relacionadas à saúde e, também, à Fiocruz. O evento evento foi concorrido assim como nosso estande”, avaliou a diretora.

Valdirene Carvalho, que visitou o estande junto com o filho, achou interessante as atividades e ações propostas, principalmente para as crianças. “Meu filho gosta muito de ciência, gostamos bastante da mesa de experimento do PH e a representação da célula, com a explicação”, disse.

A experiência das ações para as crianças também foi destacada por Elisangela Meneses. “As atividades que envolvem química e vacina, contextualizando os últimos momento que vivemos, com a criação de vacinas, faz a criança vivenciar assuntos abstratos. É também uma maneira de eles experienciarem, quem sabe, uma futura profissão”, afirmou.

twitterFacebookmail
[print-me]