Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na Fiocruz Bahia, foram realizadas diversas ações, no ano de 2020, principalmente em resposta à pandemia da Covid-19. Neste período, foram publicados cerca de 192 artigos em revistas científicas e matriculados 157 alunos nos programas de pós-graduação. Esses foram os principais destaques da tradicional reunião de balanço anual da Fiocruz Bahia, realizada pela diretora da unidade, Marilda de Souza Gonçalves, no dia 14 de dezembro. O evento, que aconteceu pela plataforma Zoom, reuniu mais de 100 servidores, colaboradores e estudantes da instituição.
O volume de publicações em revistas científicas subiu pelo quinto ano consecutivo e obteve média de fator de impacto de 4,234. Destaca-se também a implantação da plataforma de diagnóstico do SARS-CoV-2 na instituição, em apoio à Secretaria de Saúde Municipal de Salvador e a alguns municípios do estado da Bahia, além do apoio à população indígena. Foi enfatizada a participação de pesquisadores em iniciativas para mitigar os impactos da pandemia, como o Tele Coronavírus, serviço gratuito de triagem e orientações à distância de pessoas com sintomas da Covid-19; e a Rede CoVida, que dá apoio na tomada de decisões dos gestores oferecendo informações científicas confiáveis. As sessões científicas passaram a ser realizadas na modalidade virtual, através do Zoom.
Além disso, foram realizadas iniciativas de apoio a populações em situação de vulnerabilidade e desenvolvidos projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento, sendo 8 projetos no programa Inova Fiocruz, com ênfase para a geração de conhecimento e para a obtenção de produtos que deem respostas rápidas à pandemia. Também foram implementados, com o apoio do Conselho Deliberativo da unidade, os planos de contingência e convivência, como resposta institucional ao trabalho seguro.
O Ensino promoveu o Ciclo de Seminários Integrados sobre Sars-Cov-2, com palestras online que abordaram temas como filogenética do vírus, epidemiologia, imunologia, interação vírus-células, vacinas, diagnóstico, tratamento, biologia de sistemas e ética. Também foi realizada a 2ª edição do Prêmio Gonçalo Moniz de Pós-Graduação, evento que homenageou a pesquisadora emérita da Fiocruz Bahia, Sônia Andrade.
Em 2020, foram matriculados 75 estudantes do Programa de Pós-graduação em Patologia (PGPAT – UFBA/ Fiocruz Bahia) e 84 no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Investigativa (PGBSMI), da Fiocruz Bahia. Já o Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) contou com 82 alunos. Também foram iniciadas as aulas do mestrado profissional em Pesquisa Clínica. A estudante egressa da Fiocruz Bahia, Jaqueline Góes, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2020, com o trabalho “Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e reemergentes”, sob orientação do pesquisador Luiz Alcantara.
Na Gestão, ressalta-se o programa de capacitação, com várias ações importantes, como a organização do instituto para o trabalho seguro dos trabalhadores, sempre mantendo as medidas necessárias à preservação da saúde. Também foi lançada a campanha de apoio aos trabalhadores da cantina e do entorno da instituição que tiveram suas rendas comprometidas em consequência da pandemia.
A assessoria de comunicação da Fiocruz Bahia lançou a página especial sobre a pandemia da Covid-19, com o objetivo de reunir diversas informações em saúde sobre o tema. O site agrega conteúdo jornalístico, ações institucionais, produção científica, divulgação de boletins epidemiológicos, combate às “Fake News”, além de orientações sobre a Covid-19. Uma das ações foi a produção de material informativo sobre o novo coronavírus, com cards, vídeos, textos e podcasts, para as mídias sociais.