Getting your Trinity Audio player ready...
|
Liderados pela Liga Acadêmica de Ciências (LAC), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB-UFBA), estudantes de medicina da UFBA criaram um projeto de extensão, inspirado na rede #TodosPelasVacinas, que tem como objetivo promover ações de divulgação científica e de combate à desinformação e visa ressaltar a importância da vacinação. O projeto é orientado pela professora Luciana Oliveira (UFBA) e vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFBA), com o apoio técnico-científico dos pesquisadores da Fiocruz Bahia, Viviane Boaventura e Ricardo Khouri, que também são professores da FMB, e da professora Camila Vasconcelos, em aspectos sobre o processo de vacinação.
Viviane Boaventura explica que o projeto tem foco na vacina da Covid-19, mas o tema de combate à desinformação também tem impacto sobre outras vacinas, considerando a redução na cobertura vacinal de crianças e adolescentes nos últimos anos tanto na Bahia como no Brasil.
“As vacinas estão entre as maiores conquistas da humanidade em termos de saúde. São responsáveis por erradicar, como é o caso da varíola, ou reduzir drasticamente doenças que causavam muito sofrimento e morte, como o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil), a ponto de esquecermos como eram graves e quanto sofrimento era causado pelas antigas epidemias. Isso reforça a importância de iniciativas como essa. Ocupar o lugar de fala na sociedade sobre a importância da imunização é um papel dos profissionais de saúde e deve estar inserido na rotina desde o período de formação dos estudantes”, afirmou.
O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira, virtual, consistiu na produção de quatro textos, disponíveis no blog da LAC (academiafmb.com.br/category/todospelasvacinas) e de cards no Instagram do projeto (instagram.com/lacfmb). Neles, foram apresentadas tanto orientações sobre a vacinação em Salvador como locais de aplicação da vacina e recadastramento no SUS, além das informações científicas mais procuradas em sites de busca, tais quais as reações adversas esperadas para cada tipo de vacina e a segurança da vacinação em adolescentes.
Já na segunda parte do projeto, viabilizada pela doação de panfletos e camisas pela clínica Multimagem, os voluntários fizeram uma ação no centro de Salvador, que incluiu distribuição de panfletos informativos e conversa com a população para esclarecer dúvidas sobre a vacinação. A ação ocorreu em 9 de dezembro de 2021 no Largo do Campo da Pólvora, Lapa, Avenida Sete e Praça da Piedade. Os alunos reforçaram, junto à população, a importância e a segurança das vacinas, assim como orientaram sobre pontos de vacinação próximos de locais de trabalho.
A LAC-FMB pretende realizar, neste ano de 2022, novas ações sobre a vacinação, não se restringindo aos imunizantes contra a COVID-19. A intenção é promover informação sobre vacinas a diferentes públicos, de crianças a adultos, buscando lidar com diferentes graus de escolaridade e compreensão sobre seu funcionamento.