Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Fiocruz Bahia participou da XXII Feira de Saúde do Terreiro Casa Branca, realizada no dia 28/09, sábado. O evento contou com atividades como exposição de insetos, extração de DNA vegetal, simulação de experimentos, visualização de tecidos em microscópio, quiz sobre vacinação e oficina de autoexame para detecção do câncer de mama, além de materiais informativos voltados para educação em Saúde e Divulgação Científica. Neste ano, a Feira de Saúde abordou o tema “Compartilhando saberes na contemporaneidade: acolher, incluir e educar – como evitar a superexposição nas redes sociais e cuidar melhor das crianças e adolescentes?”
A chefe do Serviço de Histotecnologia e coordenadora do Núcleo Pró-equidade de Gênero e Raça da Fiocruz Bahia, Lorena Magalhães, esteve presente no evento e destacou a importância dessa parceria. “A participação da Fiocruz é extremamente essencial, é uma oportunidade de aproximação com a comunidade tão importante para a nossa cidade. Fazer com que o conhecimento adquirido na Fiocruz chegue ao seu público alvo é extremamente gratificante”, afirmou.
Paula Castro, membro da organizadora da Feira, também destacou a importância das atividades para a comunidade. “A Fiocruz vem reforçando essa parceria a cada ano, sempre atraindo jovens e adultos que se interessam pelas exposições e por todo conteúdo científico. Nós só temos a agradecer por saber que podemos contar com a instituição”, afirmou.
Durante o evento, foi realizado um quiz sobre vacinação, no qual os visitantes do stand testaram seus conhecimentos e tiveram acesso à verificação de informações sobre o tema, esclarecendo desinformações que circulam frequentemente nas redes sociais. A ação faz parte de uma série de atividades realizadas pelo projeto “Bora Checar”, uma iniciativa da Fiocruz Bahia que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências informacionais e midiáticas de jovens baianos, especialmente os estudantes de escolas públicas do estado, desenvolvendo atividades que ajudem a detectar e enfrentar a desinformação sobre saúde, ciência e meio ambiente.
Para o jornalista Caio Santos, integrante do projeto, a dinâmica foi relevante não só como uma forma de reforçar a importância da vacina para os participantes, mas também uma oportunidade de apresentar a instituição como uma das fontes com autoridade para conduzir o discurso em torno de assuntos relacionados à ciência e saúde. “Foi uma importante oportunidade de apresentar a instituição como uma das fontes com autoridade para conduzir o discurso em torno de assuntos relacionados à Ciência e Saúde”, afirmou.
O grupo de Oncologia Comparada do Laboratório de Investigação em Saúde Global e Doenças Negligenciadas também esteve presente falando sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Para Lorena Queiroz, integrante do grupo, falar sobre o assunto de forma aberta para a população é uma ação fundamental, desmistificando e popularizando a ciência em torno de uma doença que ainda afeta milhares de mulheres, mas que também pode acometer homens. “O autoexame é uma ferramenta essencial para o autoconhecimento e para o diagnóstico precoce, o que pode melhorar significativamente o prognóstico”, informou.
A Feira de Saúde do Terreiro Casa Branca é aberta a toda a comunidade e tem como principal objetivo promover e garantir serviços de qualidade para todas as pessoas. A programação inclui atendimento médico, apoio psicológico, atividades socioeducativas e culturais.
Por Dalila Brito